Ossesio Silva defende a efetivação dos direitos da pessoa idosa

Ossesio Silva defende a efetivação dos direitos da pessoa idosa

O deputado do Republicanos participou, na sexta-feira (4), de seminário em defesa dos direitos da pessoa idosa com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves

Publicado em 7/10/2019 - 00:00 Atualizado em 24/6/2020 - 20:12

Brasília (DF) – O deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos na Câmara dos Deputados, Ossesio Silva (Republicanos-PE), participou, na sexta-feira (4), em Brasília, do I Seminário de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável promovido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

O evento realizado em alusão ao Dia Internacional do Idoso visa fortalecer a sensibilização e a mobilização da família, comunidade, sociedade civil e poder público para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa no Brasil e no mundo.

Em seu discurso, Ossesio Silva agradeceu o convite à ministra Damares e ao secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa. “Precisamos garantir aos nossos idosos a proteção à vida, a integridade física e mental. É muito triste ver vídeos de familiares agredindo nossos idosos, precisamos efetivar as políticas públicas sociais existentes e fomentar muitas outras que permitam um envelhecimento saudável de nossa categoria. Como deputado federal, e estadual que fui por dois mandatos no meu querido estado Pernambuco, tenho trabalhado com afinco por nossos idosos”, lembrou Ossesio.

Segundo o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, é necessário discutir sobre os pilares da estrutura política de envelhecimento ativo – participação, saúde e segurança, mediante o compartilhamento de experiências e de boas práticas em envelhecimento ativo e saudável. “Nossa missão nesse seminário é gerir e fomentar políticas para o efetivo cumprimento do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003 – e da Política Nacional do Idoso”, destacou.

A ministra Damares Alves fez uma explanação do trabalho que ela tem desenvolvido a frente do Ministério e lembrou que o objetivo é alcançar os visibilizados.

“Vamos alcançar os que ninguém via, aqueles que precisam receber as políticas públicas lá na ponta. Hoje venho com boas notícias do presidente Jair Bolsonaro. Ele assinou ontem e foi publicado hoje no Diário Oficial dois decretos. O primeiro trata da regulamentação dos fundos municipais e estaduais da pessoa idosa, a partir de agora esses fundos poderão ser utilizados lá no município, no estado. Os recursos para manutenção das Instituições de Longa Permanência como; casas de repouso e asilos, essas instituições poderão receber esses recursos para sua manutenção. E o outro decreto estabelece a 5ª Conferência dos Idosos em 2020, para que possamos trazer propostas dos estados e municípios e serem discutidas aqui em 2020 estamos trabalhando pelos nossos velhinhos”, observou Ossesio Silva.

Participaram do evento o grupo Coral Mais Vividos, o Coral do Corpo de Bombeiros e autoridades.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – deputado Ossesio Silva
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend