Na Marcha dos Prefeitos, Luizão defende mais recursos e autonomia para municípios

“É preciso começar a governar esse país pela base e a base é o município”, ressaltou o republicano

Publicado em 12/04/2019 - 00:00

Brasília (DF) – De 8 e 11 de abril, aconteceu em Brasília a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Cerca de oito mil autoridades, entre vereadores, secretários municipais e prefeitos de todo o Brasil participaram do evento, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros e da Frente Parlamentar em Defesa do Novo Pacto Federativo, o deputado federal Luizão Goulart (PRB-PR), esteve presente e defendeu as pautas municipalistas.

“Coloco o mandato à disposição dos prefeitos e das representações para ouvir e atender os seus pleitos, que são vários. Precisamos encontrar uma fórmula que permita aos gestores terem mais autonomia de recursos, não dependerem tanto dos repasses do governo federal, pois não é mais possível governar de cima para baixo. As prefeituras já não tem como arcar com imposições federais que geram custos sem a indicação de onde virão os recursos. É preciso começar a governar esse país pela base e a base é o município”, salientou o republicano.

A reforma do sistema federativo, uma pauta defendida pelos participantes da Marcha, foi tema abordado por Luizão com os prefeitos paranaenses. “A constatação é perversa. Ao todo, 65% do total das receitas nacionais ficam nos cofres da União. É uma concentração abusiva de recursos. Se os municípios tivessem autonomia na arrecadação e nas leis tudo seria diferente”, declarou o deputado do PRB, afirmando ainda ser favorável a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/09 – já aprovada pelo Senado –, que prevê o aumento nos repasses da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Visitas

Durante a semana, Luizão Goulart recebeu em seu gabinete na Câmara dos Deputados, diversas lideranças políticas do Paraná, como a prefeita de Pinhais, Marli Paulino e os prefeitos de Quatro Barras, Lara Andreatta; de Campo Magro, Casagrande; de Realeza, Milton Andreolli; e de Jaboti, Vanderlei de Siqueira.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Luizão Goulart

Reportar Erro