Marinho participa da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) representou a Câmara dos Deputados no evento realizado na cidade da Praia, em Cabo Verde

Publicado em 16/01/2019 - 00:00

Praia (Cabo Verde) –  O deputado Federal Márcio Marinho (PRB-BA) participou, nos dias 10 a 11 de janeiro, da VIII Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), na cidade da Praia, em Cabo Verde, sob o lema “CPLP – Uma Comunidade de Pessoas”.

No discurso de abertura, o republicano, que representou a Câmara dos Deputados no evento, frisou os três principais eixos que o Brasil concentrou em sua gestão (2017-2018), foram eles; a Consolidação Institucional, Estratégia, língua e cultura. Ele destacou que foi uma honra para o Brasil assumir a presidência da Assembleia Parlamentar. “Através do nosso programa de atividades centrados em três eixos, conseguimos a aprovação da deliberação sobre processo de instalação do secretariado permanente da Assembleia Parlamentar em Luanda; do programa pessoa mobilidade ciência e desenvolvimento dirigido a estudantes de universidades instituições de ensinos superiores dos países membros da CPLP”, disse o deputado do PRB.

Márcio Marinho mencionou também a aprovação do mecanismo de facilitação da participação dos parlamentares do conselho de segurança alimentar e nutricional o Cosan da AC-PLP, em 2017. “O Brasil deixa a presidência fazendo sinceros votos de que o reforço dos laços institucionais entre os parlamentos siga contribuindo para a concertação diplomática para promoção e difusão da língua portuguesa e para o fortalecimento dos laços históricos, étnicos e culturais dos países do nosso bloco”, frisou.

Marinho realizou a passagem do mandato da presidência parlamentar da AC-CPLP para o parlamento de Cabo Verde, na pessoa do o deputado Jorge Santos que, assim como o Brasil, também terá um mandato de dois anos.

 

A VIII Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP) contou com a participação de mais de 120 parlamentares que compõem as delegações de Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné – Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Texto e fotos: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro