Projeto de Marinho prevê que troca de produtos com defeitos seja feita sem análise em até 7 dias

Proposta visa garantir o direito do consumidor

Publicado em 6/2/2023 - 14:01 Atualizado em 13/2/2023 - 15:31

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos/BA) protocolou, na última sexta (3), um Projeto de Lei em benefício dos consumidores. O PL 263/2023, determina a troca imediata de produtos com defeito que forem comprados em loja física e apresentarem qualquer problema, dentro do prazo de 7 dias, após a compra.

“A intenção do PL é justamente estipular esse prazo de 7 dias para que o consumidor possa efetuar a troca diretamente no local onde foi comprado, sem precisar levar para análise ou assistência”, disse.  

Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que muitos fornecedores praticam diariamente atos que lesam os consumidores, principalmente quando o produto comprado apresenta vício (defeito) de qualidade ou quantidade que o torne impróprio ou inadequado.

“Considero inadmissível que o consumidor compre um produto e que com menos de 7 dias da compra, havendo algum problema, tenha que levar para conserto e ainda tenha que aguardar um prazo de até 30 dias”, explicou Marinho.

O parlamentar alerta que cada lojista estabelece um prazo diferente para a troca imediata do produto, o que só prejudica.

Texto: Ascom Márcio Marinho 
Foto: Douglas Gomes 

Reportar Erro
Send this to a friend