Maria Rosas propõe medida para prevenção do câncer de útero

Em indicação, republicana sugere o agendamento automático e a realização de exame de papanicolau no mês de aniversário da mulher

Publicado em 08/04/2021 - 08:41

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) apresentou, nesta terça (7), a Indicação 458 de 2021, que sugere o agendamento automático e a realização de exame de papanicolau no mês de aniversário da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é importante no rastreamento e prevenção do câncer uterino.

“A medida contribuirá para assegurar a periodicidade anual com que o procedimento deve ser feito, independentemente da existência de sinais e sintomas de anormalidades”, aponta a parlamentar.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

Para a republicana, é fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo. “O papanicolau permite que o diagnóstico seja feito cedo, reduzindo a mortalidade por câncer de útero”, concluiu.

Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend