Maria Rosas defende oportunidade para todos no Enem

“As oportunidades devem ser as mesmas e nenhum candidato pode ser prejudicado”, defende a deputada

Publicado em 19/01/2021 - 14:56

Brasília (DF) – Depois que os estudantes passaram pelo primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no último domingo (17), o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez um balanço, considerando positivo o resultado. Por outro lado, muitos candidatos relataram queixas com relação à logística e estrutura e, cerca de 50% deles não conseguiram realizar o exame.

“Em 2020 tivemos um ano instável na área da educação, mas ainda assim, estudantes depositam esperança no principal exame para acesso ao ensino superior. É uma conquista realizá-lo diante de tantas dificuldades em razão da pandemia de Covid-19, mas as oportunidades devem ser as mesmas e nenhum candidato pode ser prejudicado”, opina a deputada federal Maria Rosas (Republicanos – SP).

Os jovens que não realizaram o exame por motivo de saúde (no caso de doenças infectocontagiosas) ou por questão de lotação em salas de aula, poderão solicitar a reaplicação da prova. Assim, desde a última segunda-feira (18), os estudantes que apresentaram sintomas de covid-19 e por isso, impedidos de realizar a prova, já podem entrar na Página do Participante (no INEP) e remarcar a data. Já no caso de candidatos que se sentiram prejudicados por questões estruturais podem pedir a reaplicação a partir do dia 25 de janeiro.

“Como professora e defensora da causa da educação, acredito que só por meio de um ensino de qualidade e igualitário é que combatemos a pobreza, promovemos a saúde, diminuímos a violência, fortalecemos a democracia e a cidadania e garantimos acesso a outros direitos da criança e do adolescente. Desejo a todos os candidatos uma boa prova para as próximas fases e que todos os estudantes tenham seus direitos garantidos”, conclui.

Saiba mais

O Enem, principal forma de acesso ao ensino superior, pode ser usado para o SISU (garantindo vaga em universidades públicas), para o ProUni (no caso de bolsas em universidades particulares) e para o Fies (no financiamento das mensalidades da graduação).

A edição de 2020 ocorreu no último dia 17 e as próximas provas estão previstas para os dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (as duas últimas datas na versão Enem digital). Os resultados saem no mesmo dia para todos os candidatos – 29 de março.

Confira abaixo os próximos prazos do Enem:

24 de janeiro (domingo): 2º dia de provas. Os portões abrem às 11h30 (horário de Brasília) e fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30.

25 a 27 de janeiro (segunda a quarta): Inep divulgará o gabarito oficial do 1º dia de exame (prova de linguagens e ciências humanas) até o terceiro dia útil após o 2º dia de prova.

29 de janeiro (sexta): último dia de prazo para pedir reaplicação do Enem 2020. Após essa data, o Inep não conseguirá organizar a logística para distribuição das provas impressas.

23 e 24 de fevereiro (terça e quarta): dia da reaplicação do Enem 2020 para estudantes do Amazonas e de duas cidades de Rondônia que suspenderam as provas devido à pandemia. Também farão as provas nesta data os candidatos que tiveram os pedidos de reaplicação aceitos por terem sintomas de Covid-19 ou terem sido prejudicados por problemas de infraestrutura.

Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara 

Reportar Erro
Send this to a friend