Marcos Pereira recebe novo embaixador de Israel na Liderança do Republicanos

Com 73 anos e pouco mais de 9 milhões de moradores, país é destaque em tecnologia, pesquisa e geração de start-ups

Publicado em 08/12/2021 - 21:14

Brasília (DF) – O presidente do grupo de amizade Brasil – Israel, deputado Marcos Pereira (Republicanos – SP), reuniu o colegiado para receber o novo embaixador do país, Daniel Zonshine. Além de parlamentares de outras legendas, do coronel das Forças de Defesa de Israel, Oded Knaan e da primeira secretária Shani Tayar, participaram do encontro os republicanos Amaro Neto (ES), Silvio Costa Filho (PE), João Campos (GO), Julio Cesar Ribeiro (DF), Márcio Marinho (BA), Jorge Braz (RJ) e Milton Vieira (SP).

Marcos Pereira comentou sua experiência no país, em 2017, à frente do Ministério da Indústria e do Comércio Exterior do Brasil. “Quando fui ministro, visitamos a universidade de Jerusalém e, naquela época, o país investia 5% do PIB em pesquisa e desenvolvimento e em startups. Eu diria que, nesse aspecto, Israel é tão eficiente quanto o Vale do Silício (EUA), sobretudo no que diz respeito aos resultados. No âmbito da pesquisa, por exemplo, eu lembro que, naquela época, já havia 39 pedidos de patentes para remédios de cura de Alzheimer”.

Os parlamentares destacaram de maneira unânime a excelência de Israel na área de tecnologia. Com 73 anos de existência e pouco mais de 9 milhões de moradores, o país é um dos mais importantes pólos de empreendedorismo do mundo. Israel também é destaque em pesquisa e geração de novos negócios, principalmente, start-ups.

O deputado Milton Vieira observou o potencial tecnológico do Brasil. “Eu sou morador de São José dos Campos (SP), o maior centro tecnológico da América Latina. Temos a Embraer, que tem fornecido aviões para o mundo todo, e temos também o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde foi fabricado o satélite Amazônia”. O republicano convidou o embaixador para uma visita à cidade e ressaltou, ainda, grande satisfação por conta das boas relações da comunidade judaica com a comunidade evangélica.

Márcio Marinho também falou sobre o potencial tecnológico de Israel que, apesar de suas dimensões, equivalentes ao estado brasileiro de Sergipe, é destaque no mundo inteiro. “Quem teve a oportunidade de visitar Israel percebeu que um país tão pequeno tem ao mesmo tempo uma estrutura de tecnologia que causa admiração aos países grandes, como o nosso. Esses avanços nos impressionam bastante. Os israelenses têm muito a contribuir nesse aspecto”.

Marinho ressaltou o empenho do presidente do grupo de amizade, e presidente do partido, deputado Marcos Pereira, em colocar na pauta de votação os acordos bilaterais entre os dois países. “Existem muitos acordos feitos há anos que se encontram atualmente parados e o presidente Marcos Pereira se mobiliza para colocá-los em tramitação para serem aprovados. Como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Casa, pretendo seguir contribuindo para a aprovação dessas matérias”, disse.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend