Marcos Pereira recebe carta-compromisso com reivindicações da Bancada Feminina

Candidato a 1ª vice-presidência da Câmara, Pereira se compromete com pauta das mulheres

Publicado em 31/1/2023 - 19:41

Brasília (DF) – Nesta terça-feira (31), na Liderança do Republicanos, a nova bancada feminina eleita para a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados apresentou carta-compromisso ao presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), candidato a 1ª vice-presidência da Mesa Diretora da Casa. O encontro também contou com a presença do deputado Jhonatan de Jesus que concorre à vaga da Casa para o Tribunal de Contas da União (TCU).

“As mulheres podem contar com a minha imparcialidade, seriedade e compromisso”, assegurou Marcos Pereira. O deputado ainda ressaltou o apoio do Republicanos à defesa da mulher e às candidaturas femininas, que fazem parte da política do partido.

As republicanas Rosangela Gomes (RJ), Antônia Câmara (AM), Rogéria Santos (BA), Maria Rosas (SP) e Francyane Bayer (RS) integrantes do colegiado encabeçaram as reivindicações, a exemplo da inclusão da bancada no Colégio de Líderes, no rodízio de relatorias e nas mesas e presidência de comissões.

“É preciso que nós tenhamos maior participação feminina na política e nas ações legislativas. Somos a maior bancada feminina da história, com 91 deputadas, no entanto, somos apenas 17,7% do número de deputados da Câmara. Precisamos de mais espaço”, diz a deputada e procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Câmara, Maria Rosas.

Rosas acredita que a inclusão da bancada feminina na composição do colégio de líderes do Congresso Nacional seria oportuna. A bancada ainda reivindica a garantia de autonomia da Secretaria da Mulher, a exemplo do que ocorre com as comissões permanentes da Câmara.

O deputado Jhonatan de Jesus, que já foi líder do partido por duas vezes, reafirmou o compromisso da legenda com as demandas da Bancada Feminina. “A inclusão das mulheres e suas necessidades sempre estiveram nas principais diretrizes do Republicanos. Nosso país tem mais de 50% da população feminina. Ninguém melhor do que as próprias mulheres para reconhecerem suas necessidades e lutar por elas, mas, para isso, precisam de espaço”, argumentou.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend