Márcio Marinho reafirma apoio à Optometria na BA

Deputado participou da abertura do 1º Congresso de Óptica e Optometria do Norte e Nordeste na Assembleia Legislativa da Bahia

Publicado em 19/09/2019 - 00:00

Salvador (BA) – O deputado federal Márcio Marinho, presidente do Republicanos Bahia, participou na quarta-feira (18), da abertura do 1º Congresso de Óptica e Optometria do Norte e Nordeste, promovido pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA). O evento acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (AL/BA) com palestras e cursos de especialistas da área, até hoje (19).

“Participar de momentos como esse, que fomentam a discussão e avanço da profissão optometrista, é motivo de honra para mim. É preciso que haja um reconhecimento e valorização do trabalho e assistência prestados por esses profissionais no mercado. Além disso, há um déficit na atenção primária que precisa ser suprido, por isso estamos aqui”, destaca Márcio Marinho.

O presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Óptico e Optométrico do Estado da Bahia (Sindióptica), Juarez Gonçalves, agradeceu o apoio dado pelos parlamentares republicanos. “A porta do Ministério da Saúde nos foi aberta por conta do apoio de Márcio Marinho (BA) e Carlos Gomes (RS) (ambos do Republicanos). Então, nós não estamos sós, eu não estou só. Fazemos trabalho de atenção básica à saúde, estudamos a saúde visual das pessoas para exercer a profissão com amor, zelo e dignidade”, disse.

O deputado estadual José de Arimateia, idealizador do evento, lembrou que a optometria é uma profissão estabelecida em outros países há mais de 100 anos e ressaltou que isso também precisa avançar no Brasil. “Luto pela causa dos optometristas desde o ano de 2013, quando entreguei nas mãos do embaixador da Organização das Nações Unidas, Jorge Chediek, um documento solicitando a inclusão da optometria no Sistema Único de Saúde e Programa de Saúde da Família. Acredito que todos merecem seu lugar ao sol. Os oftalmologistas e optometristas da mesma forma”, contou.

Texto: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Dila Cruz

Reportar Erro