Manuel Marcos solicita unidade de tratamento psiquiátrico para Rio Branco

O republicano solicitou, ao ministro da Saúde, a instalação de uma unidade de tratamento de pessoas portadoras de transtornos mentais na capital do ACRE

Publicado em 09/06/2019 - 00:00

Rio Branco (AC) – O deputado federal Manuel Marcos (PRB), solicitou ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a implantação de uma Unidade do Serviço Residencial Terapêutico-SRT, no município de Rio Branco.

As unidades têm por finalidade, o acompanhamento e tratamento de pessoas portadoras de transtornos mentais, egressos de tratamento mental de longa permanência, que não possuam apoio social e vínculos familiares, como por exemplo, moradores de rua.

“Nossa solicitação leva em consideração que o estado do Acre, possui apenas um hospital especializado no tratamento psiquiátrico, onde existe apenas 65 leitos, e 14 deles são ocupados por pacientes em internação definitiva. Com a implantação do Serviço Residencial Terapêutico, os pacientes de tratamento a longo prazo, seriam transferidos para essa unidade”, afirma.

Em sua justificativa o republicano ressalta que várias unidades da federação já dispõe das unidades, pois a criação do SRT no estado do Acre, irá constituir a transferência de gastos hospitalares, para extra hospitalares, pois 30% dos leitos de todo Brasil são ocupados por pacientes de longa permanência.

Texto e fotos: Ascom – Deputado Federal Manuel Marcos (PRB-AC)
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro