Líder do Republicanos sugere destinação de emendas para conter coronavírus

Deputado Jhonatan de Jesus sugeriu a destinação de parte das emendas do Relator-Geral da LOA de 2020 para enfretamento do vírus no Brasil

Publicado em 11/03/2020 - 00:00

Brasília (DF) – Durante Comissão Geral no Congresso Nacional com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde desta quarta (11), o líder do Republicanos na Câmara, deputado federal Jhonatan de Jesus (RR), sugeriu a destinação de parte das emendas do Relator-Geral da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 para enfretamento do vírus, que já causou a morte de mais de quatro mil pessoas e contaminou mais de 118 mil em todo o mundo.

“Falo como parlamentar e médico. Não sabemos onde e como o coronavírus vai chegar nem o período em que a doença vai se alastrar pelo país. Precisamos promover o fortalecimento da economia por meio de políticas públicas, mas, com o orçamento impositivo, o Ministério da Saúde não estava preparado para uma situação dessas”, justificou o parlamentar republicano.

Jhonatan propõe que os recursos sejam empregados para equipar o Sistema Único de Saúde (SUS) no que diz respeito ao diagnóstico, prevenção, e tratamento da doença. As demandas foram apresentadas como urgente pelo ministro Mandetta. “Sou de Roraima, e lá, hoje, temos fronteira totalmente aberta, sem um sistema sanitário eficaz. Já tivemos surto de sarampo, da dengue do tipo 3, e de várias outras doenças que vêm se alastrando com o fluxo migratório. Precisamos agir rápido e preventivamente”, disse.

Saiba mais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na tarde de hoje a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro