Julio Cesar Ribeiro quer mudar símbolo relacionado à identificação de idosos

O parlamentar solicita que o atual símbolo seja substituído por uma figura baseada em uma pessoa saudável e que indique a idade mínima de 60 ou 80 anos

Publicado em 06/10/2021 - 09:20

Brasília (DF) – O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), apresentou Projeto de Lei 3413/21, onde pede a mudança em todo país do pictograma referente aos idosos. A proposta altera a Lei 10.741, relacionada ao Estatuto do Idoso, que dispõe sobre o símbolo utilizado para referência ao direito do idoso.

No projeto, o parlamentar solicita que o atual pictograma seja substituído por uma figura baseada em uma pessoa saudável e que indique a idade mínima de 60 ou 80 anos, conforme o caso.

Julio explica que a proposta tem o objetivo de ressignificar a imagem da pessoa idosa perante aos seus direitos e nos espaços frequentados por ela. “É preciso esquecer a figura de que a pessoa idosa anda sempre curvada e com auxílio de uma bengala. O que mais vemos hoje, são pessoas da terceira idade mais dispostas a mudar de vida, buscando alternativas saudáveis para mudar sua rotina”.

De acordo com projeto o novo pictograma deverá ser utilizado onde houver sinalização de atendimento prioritário, como placas ou locais reservados aos idosos.

​Texto: Isabella Melo Picarelli/Ascom – deputado federal Julio Cesar Ribeiro
Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara 

Reportar Erro
Send this to a friend