José Bonifácio de Andrada é homenageado na Câmara dos Deputados

Descendente de José Bonifácio, o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) participou das comemorações

Publicado em 22/8/2019 - 00:00 Atualizado em 30/6/2020 - 09:09

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou sessão solene em comemoração ao Dia do Historiador, celebrado em 19 de agosto, com destaque para as homenagens a José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o Patriarca da Independência.

A solenidade faz parte de uma série de atividades promovidas pela Câmara dos Deputados para lembrar os 200 anos da Independência do Brasil, com a finalidade de se dar visibilidade a fatos notórios da história nacional que permeou a época marcada pelo início da soberania do Estado brasileiro.

Oficialmente intitulado Patrono da Independência, José Bonifácio teve um papel decisivo para a Independência do Brasil, ao conduzir uma política firme rumo à plena liberdade do país, mantendo a unidade do território brasileiro. “A figura de José Bonifácio cresce e se agiganta após o seu retorno ao Brasil e no processo da independência. Ao lado do jovem príncipe Dom Pedro I, ele coordenou todo o processo de independência”, lembrou o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que é descendente de José Bonifácio e representante da família Andrada nessa legislatura na Câmara dos Deputados.

Além da sessão solene, um busto em homenagem ao Patriarca foi inaugurado na Câmara dos Deputados e uma exposição intitulada “José Bonifácio de Andrada e Silva” pode ser vista no corredor de acesso ao Plenário. Segundo o ex-presidente da Casa, Aldo Rebelo, “os Andradas precederam a criação do Parlamento. Esta é uma celebração da volta do maior brasileiro de todos os tempos. Homenageamos hoje aquele que soube encontrar o rumo quando era difícil e o momento era adverso”.

Lafayette de Andrada relatou que José Bonifácio foi reconhecido inclusive por seu adversário político, José Clemente Pereira, que durante seu enterro proferiu a seguinte frase: “Patriarca respeitável da nossa regeneração política, cujos serviços relevantes o Brasil nunca saberá reconhecer e a quem a posteridade se mostrará mais agradecida dos que os seus próprios contemporâneos o têm feito”.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend