Jony Marcos fala sobre os desafios de seu mandato na Câmara dos Deputados

Republicano concedeu entrevista ao Jornal da Cidade e falou de suas perspectivas e bandeiras que serão defendidas no Congresso Nacional.

Publicado em 10/2/2015 - 00:00 Atualizado em 17/6/2020 - 14:33

Jony Marcos, de 37 anos, foi recentemente empossado como deputado federal para a 55º Legislatura. Vereador por três mandatos em Aracaju, foi eleito pelo PRB no Estado de Sergipe com o aval de mais de 53,4 mil eleitores. O republicano concedeu entrevista ao Jornal da Cidade e falou de suas perspectivas e bandeiras que serão defendidas no Congresso Nacional ao longo do seu mandato. Jony Marcos vai para Brasília com a visão municipalista e seguirá na defesa da melhor divisão dos recursos oriundos da União, bem como pela ampliação da agricultura familiar, incentivo às atividades pesqueiras e o acesso do jovem ao ensino superior. O republicano destaca, ainda, que é contra a legalização do aborto e da maconha e defende a manutenção da família tradicional.

 

ENTREVISTA

Jornal da Cidade: Quais serão as suas prioridades na Câmara?

Jony Marcos – Meu mandato será pautado na transparência com propostas de mudança, não apenas para o desenvolvimento do Brasil, mas com mudanças no parlamento e na política do nosso país. Além disso, nosso grupamento, o PRB, tem realizado importantes ações em defesa dos interesses, principalmente, das classes menos favorecidas. Continuarei lutando por isso pela ampliação de políticas públicas que beneficiem o pequeno agricultor, os produtores de leite do sertão, os pescadores artesanais, as mães dos programas sociais e seus filhos, estudantes e valorização do servidor público.

 

Jornal da Cidade: Quais os temas que, em sua opinião, precisam ser debatidos pelo Congresso Nacional?

J M – A reforma política, tributária e um novo Pacto Federativo, com certeza precisam ser debatidos com urgência. A reforma do código penal também precisa ser avaliada para que o cidadão não tenha essa sensação de impunidade.

 

Jornal da Cidade: O senhor vai integrar a chamada bancada evangélica? Quais são os pontos de convergência que o senhor possui com esses parlamentares?

J M – Vou integrar a bancada evangélica no Congresso Nacional. Sou a favor da tolerância religiosa e contra qualquer tipo de extremismo. Defendemos a bandeira dos princípios e valores que regem a sociedade. Sou contra a legalização do aborto e da maconha e a favor da vida e da manutenção da família tradicional.

 

Jornal da Cidade: Dois polêmicos projetos que contam com a participação acalorada da bancada evangélica são o que criminaliza a homofobia e o que define família. Qual a sua opinião sobre eles?

J M – Todas as pessoas devem ser respeitadas. Discriminar qualquer ser humano é errado em qualquer circunstância e não há necessidade de blindagem especial. A família tradicional sempre foi a base da sociedade e por isso deve ser respeitada, sob pena de perdermos nosso valores.

 

Jornal da Cidade: O senhor vai apoiar o governo Dilma?

J M – Seguirei a direção do meu partido. Votamos em Dilma e vamos ajudá-la a governar.

 

Jornal da Cidade: Na Câmara Federal, como o senhor pensa em ajudar o Estado de Sergipe?

J M – Vamos nos empenhar para manter e ampliar os programas sociais, um novo Pacto Federativo, com divisão mais justa da arrecadação entre Municípios e Estados, liberação das emendas e realização de obras estruturantes nos municípios. Além disso, vamos lutar para que sejam instituídas extensões das universidades federais para o interior com o objetivo de contribuir com a educação, que é instrumento de transformação social.

 

Jornal da Cidade: O PRB se sente contemplado pelo Governo de Sergipe, mesmo tendo sido preterido na disputa pelo comando da Secretaria de Agricultura?

J M – Nosso foco é participar de forma positiva no governo de João Batista que ajudamos a eleger. Sabíamos que poderíamos não continuar na Agricultura, mas já ocupamos outras pastas no Governo do Estado e a alternância é salutar.

 

Jornal da Cidade: Qual o planejamento para as eleições municipais de 2016?

J M – O PRB é um partido que está em ascensão em todo o Brasil. Na próxima eleição teremos mais de 15 candidatos a prefeito em todo o Estado e mais de 80 candidatos a vereador. Queremos aumentar a bancada e ter representação em todo o Estado.

 

Jornal da Cidade: O partido já pensa em apresentar o nome de Heleno Silva para disputar o Senado em 2018?

J M – O PRB nacional pediu que o diretório de Sergipe tivesse candidato ao Senado em 2018.

 

Jornal da Cidade: O senhor concluiu seu terceiro mandato de vereador na Câmara Municipal de Aracaju. Como avalia a sua passagem por lá? Quais foram os seus principais projetos e atuações naquela Casa?

J M – Tive três mandatos como vereador de Aracaju e minha atuação foi muito positiva. Pude participar intensamente da revisão do Plano Diretor e aprovei leis que fortaleceram os servidores do município. Fui vice-presidente da Câmara, coordenei a Comissão de Finanças e relatei o Código de Meio Ambiente. A Câmara de Aracaju foi uma grande escola e me deu uma bagagem importante para enfrentar o novo desafio.

 

 

Fonte: Jornal da Cidade
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend