Hélio Costa solicita presença de representante da Petrobras em Comissão

Deputado pede que representante da Petrobras compareça à Comissão de Segurança Pública da Câmara para tratar de crimes de furto e roubo de combustíveis

Publicado em 11/11/2019 - 00:00

Brasília (DF) – O deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) subscreveu ao requerimento que solicita a presença de um representante da Petrobras na Comissão de Segurança Pública da Câmara para tratar de crimes de furto e roubo de combustíveis de estabelecimentos de produção, armazenamento e dutos de movimentação e de crimes de receptação de combustíveis.

O parlamentar comenta sobre a prática ilegal. “O rompimento do duto causa danos irreparáveis ao meio ambiente. Até porque não é imediatamente estancado. A prática está se tornando cada vez mais frequente. Um crime perigoso até para o bandido, porque causa explosões. É importante discutir o assunto com especialistas”, sugere Costa.

O deputado Daniel Silveira, que é o relator do requerimento número 169, acatou a solicitação de Hélio Costa durante a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO).

Os oleodutos por onde transitam nafta, gasolina, óleo diesel, entre outros produtos, em alta pressão, são subtraído para o transporte em caminhões e posterior exposição à venda ou revenda ilegal. Essa prática é considerada a quarta atividade ilegal mais rentável do mundo, girando em torno de US$ 10,8 bilhões, perdendo apenas para o narcotráfico, falsificação e tráfico humano, conforme o Global Financial Integrity (entidade internacional que promove pesquisas sobre fluxos financeiros ilícitos).

A justificativa trata ainda que a subtração, transporte e exposição à venda de petróleo e derivados não encontram amparo na legislação especial. O requerimento já foi aprovado pelos membros da comissão. Em breve será marcada a audiência pública.

Texto: Andreza Cruz Oliveira /Ascom – deputado Hélio Costa
Foto: Douglas Gomes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro