CPIs do MST e das Americanas serão presididas por republicanos

Deputado Coronel Zucco presidirá CPI do MST e Gustinho Ribeiro, CPI das Americanas. Ambas instadas na Câmara

Publicado em 17/5/2023 - 19:59 Atualizado em 24/5/2023 - 09:32

Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (17), foram instaladas na Câmara dos Deputados duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). O deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) presidirá a CPI que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) presidirá a CPI das Americanas, que investiga possível fraude financeira na empresa Americanas.

O Tenente Coronel Zucco, um dos autores do requerimento da criação da CPI do MST, adianta que a comissão tem a missão de devolver paz ao campo. “Nossa premissa básica é o cumprimento da lei e o estabelecimento da ordem. Afinal de contas, o direito à propriedade está assegurado na Constituição Federal”, afirma.

Ele observa que é a favor da Reforma Agrária e que irá se ater aos fatos, provas e depoimentos. “Podem ter certeza que nossa conduta nesta CPI será pautada pelo absoluto cumprimento das leis e do regimento interno desta Casa. Não esperem de nós qualquer espécie de perseguição ou revanchismo”, diz.

Já a CPI das Americanas tem o propósito de apurar possível fraude contábil da ordem de R$ 20 bilhões. Gustinho Ribeiro, presidente da comissão, ressaltou que o objetivo é trazer esclarecimentos para a sociedade e para o mercado. O republicano observa que a empresa tem 40 mil funcionários e que o colegiado precisa ter bastante atenção em seus trabalhos, no entanto, ele ressalta a necessidade de punir possíveis responsáveis por fraudes.

“O Brasil não pode ser terra sem lei para qualquer grupo empresarial ou grupo econômico –tenha ele o tamanho que for– praticar crimes ou fraudes que possam lesar investidores. Precisamos ter parcimônia e trabalhar de forma sensata, porém ser firmes caso seja necessário”, complementa.

O prazo de trabalho das CPIs é de 120 dias que podem ser prorrogáveis por mais 60 dias.

Texto: Fernanda Cunha com edição de Mônica Donato, Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend