Congresso recebe iluminação especial pela conscientização da doença falciforme

Iluminação foi um pedido do deputado federal Ossesio Silva

Publicado em 23/06/2022 - 10:45

Brasília (DF) – No último domingo (19), o Congresso Nacional foi iluminado na cor vermelha pelo Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme.

A iluminação foi um pedido feito pelo deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) como uma forma de estimular a campanha e alertar a população sobre os riscos da doença. “Quando diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente com os meios atualmente disponíveis e com a participação da família, a gravidade e a letalidade podem ser reduzidas expressivamente”, afirmou o parlamentar.

A data foi escolhida em 2008 pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção da doença que se manifesta por conta de alterações no sangue. A doença falciforme é hereditária e causada por uma alteração genética que atinge a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos. Os principais sintomas são: crises de dor, úlceras nas pernas e infecções.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem entre 50 mil a 100 mil casos diagnosticados da doença. A doença ainda não tem cura, mas tem tratamento. O diagnóstico pode ser feito logo após o nascimento do recém nascido, durante o teste do pezinho.

Ossesio Silva também lamentou as poucas informações que se sabe sobre a Doença Falciforme e chamou a atenção para uma maior alcance dos exames que detectam a enfermidade para que sejam realizados na rede pública, beneficiando principalmente, a população mais carente do país e que não possui acesso a um plano de saúde.

Texto: Ascom – deputado federal Ossesio Silva
Foto 1: Douglas Gomes / Foto 2: Agência Câmara

Reportar Erro
Send this to a friend