Repasse de R$ 500 milhões serão investidos na compra de equipamentos e em estrutura
Publicado em 7/12/2024 - 10:00 Atualizado em 9/12/2024 - 11:44
Brasília (DF) – A Comissão de Ciência, Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, uma emenda à Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 500 milhões para o Projeto + Ciência na Escola. A medida foi apresentada pelo deputado federal Amaro Neto (Republicanos-ES).
A emenda tem abrangência nacional e vai beneficiar 5 mil escolas, e garante o financiamento de um laboratório maker, totalmente equipado para garantir a expansão das tecnologias digitais e a vivência científica na educação básica. Os alunos e os professores de escolas públicas terão a oportunidade de dar vida às suas ideias e projetos, por meio da tecnologia. Cada laboratório contará com impressora 3D, notebook, osciloscópio, estação dessoldadora e kit máquina Router Laser a disposição dos alunos.
Amaro Neto comemorou a aprovação e a importância de garantir o acesso à inovação e ao desenvolvimento social. “As novas gerações já estão lidando com a tecnologia digital em vários aspectos. Como legisladores, temos a obrigação de apoiar iniciativas que ampliem o acesso à pesquisa científica ainda dentro das escolas, para que esses estudantes estejam inseridos no futuro digital que já é realidade. Nossa expectativa é encontrar muitos talentos que irão se desenvolver nos laboratórios”, explica.
A emenda segue para a Comissão Mista de Orçamento, onde será apreciada e incluída pelo relator no texto final.
A LOA apresenta o montante que deverá ser arrecadado pelo governo e fixa os investimentos que serão feitos no próximo ano e é de responsabilidade pelo presidente da República. Esses projetos são votados no Congresso Nacional e podem ser alterados pela CMO. Depois, vão para votação em sessão do Congresso Nacional.
Texto: Ascom deputado federal Amaro Neto
Foto: Douglas Gomes