Comissão aprova parecer de Aroldo Martins a acordo entre Brasil e Israel

Texto prevê ampliação das relações no campo científico e tecnológico entre os países

Publicado em 10/06/2021 - 22:48

Brasília (DF) – Com relatoria do deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (10), o Acordo para Cooperação em Ciência e Tecnologia entre Brasil e Israel. O objetivo é desenvolver e maximizar a cooperação entre as instituições científicas e tecnológicas de ambas as nações.

“Israel é um dos países que mais investe em desenvolvimento em relação ao seu Produto Interno Bruto. Com essa aprovação, vamos impulsionar a realização de diversas atividades conjuntas, em pesquisa básica e aplicada, na área de Ciência e Tecnologia, incluindo o lançamento de chamadas para projetos”, destacou o republicano.

O acordo foi assinado em 31 de março de 2019, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e também estabelece a instituição de um “Comitê Diretor”, que se reunirá regularmente, com membros dos dois países. O grupo vai planejar, monitorar e avaliar as atividades bilaterais; indicar as áreas prioritárias de interesse mútuo; trocar e compartilhar informações entre instituições que manifestarem interesse em realizar projetos no âmbito do acordo; e incentivar a participação do setor privado, da sociedade civil e da academia em atividades bilaterais de ciência e tecnologia.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend