Comissão aprova incentivo para doação de cabelo à pessoas carentes com câncer

Pela proposta de Vinicius Carvalho, a campanha será coordenada pelo Ministério da Saúde, com participação da sociedade civil organizada

Publicado em 18/11/2021 - 09:50

Deputado Vinicius Carvalho (SP) /Foto: Douglas Gomes

Brasília (DF) – O Projeto de Lei 610/21 de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) que institui a campanha nacional de incentivo à doação de cabelo a pessoas carentes em tratamento de câncer foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família nesta quarta-feira (17).

Vinicius Carvalho agradeceu o empenho da Comissão e da relatora em analisar a proposição e ressaltou a importância do PL “A autoestima para um paciente de Câncer tratado com quimioterapia é extremamente importante na sua recuperação, o uso de perucas é um instrumento muito utilizados por hospitais para auxiliar em sua recuperação”, declarou.

A relatora na Comissão, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), apresentou o parecer pela aprovação e afirmou que a doação de cabelos para a confecção de perucas a serem doadas aos pacientes constitui-se em questão humanitária e de saúde pública.

Deputada Ely Santos (SP) /Foto: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos

A deputada federal Ely Santos (Republicanos-SP), que votou favorável ao projeto, comemorou a aprovação e destacou que a iniciativa teve origem em uma lei municipal de sal cidade natal, Embu das Artes (SP).  “Estou muito feliz porque a proposta vai beneficiar milhares de mulheres pelo Brasil, que estão fragilizadas devido ao tratamento do câncer que mexe tanto fisicamente como psicologicamente com elas. Esse projeto aprovado hoje teve origem na Lei Municipal 3033/18, sancionada na gestão do prefeito Ney Santos”, lembrou.

Agora, o projeto de lei segue para deliberação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

De acordo com o projeto, a campanha será realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro e será coordenada pelo Ministério da Saúde, com participação da sociedade civil organizada.

Texto: Ascom – deputado Vinicius Carvalho
Edição: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto destaque: José Cruz/Agência Brasil 

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend