Aliança estratégica entre grandes partidos fortalece nome do republicano
Publicado em 5/11/2024 - 19:00
*Atualizada em 06/11/2024, ás 17h30
Brasília (DF) – O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) deu um passo decisivo na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados ao consolidar apoio de doze grandes partidos, somando uma base de 384 parlamentares. Essa aliança confere a Motta uma vantagem significativa sobre os concorrentes.
As bancadas do Republicanos, PP, PL, Podemos, MDB, PT, PCdoB, PV, PSDB, Cidadania, PSB, PDT, PRD, REDE e Solidariedade formalizaram apoio à candidatura de Hugo Motta. Para a vitória, o candidato precisa obter maioria absoluta em um primeiro turno ou ser o mais bem votado em um eventual segundo turno. No entanto, com o apoio atual, Motta já conta com uma base que excede a maioria necessária de 257 votos, caso todos os deputados dos partidos aliados mantenham seus votos.
Distribuição de apoios por partido:
- Republicanos: 44 deputados
- PP: 50 deputados
- Podemos: 14 deputados
- MDB: 44 deputados
- PT: 68 deputados
- PL: 92 deputados
- PCdoB: 7 deputados
- PV: 5 deputados
- PSDB: 12 deputados
- Cidadania: 5 deputados
- PSB: 14 deputados
- PDT: 18 deputados
- PRD: 5 deputados
- REDE: 1 deputado
- Solidariedade: 5 deputados
A eleição, prevista para fevereiro do próximo ano, será realizada por votação secreta e exigirá que o candidato obtenha o apoio da maioria dos deputados presentes em plenário. A disputa promete movimentação intensa até o início de 2025, com Hugo Motta firmando-se como um nome de consenso entre diferentes forças políticas, em um esforço conjunto por estabilidade e unidade na liderança da Câmara dos Deputados.
Em entrevista ao Portal UOL, o presidente Nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (SP), comentou sobre os apoios dados por vários partidos a candidatura que o líder do partido na Câmara vem recebendo. “Então, eu tomei essa decisão, obviamente, conversando com alguns personagens políticos, de trazer o nome do Hugo Motta. Porque eu ouvia, ao longo de um ano e meio, que o Hugo poderia ser um nome de consenso, era muito leve, transitava bem em todos os aspectos políticos. Agora, passada aí uma semana da oficialização do apoio de Lira, o Lula e de diversos partidos, me parece que isso é verdade”, disse.
Por fim, Marcos Pereira completou destacando o favoritismo da candidatura de Hugo Motta, sobre o fato de ter desistido de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados e como chegou a decisão de que Hugo Motta seria o melhor nome para chefiar a Câmara pelos próximos dois anos. “Desde que eu, pessoalmente, tomei a decisão de desistir da minha candidatura para lançar e apoiar o nome de Hugo Motta, a gente já tinha essa visão, isso no início de setembro, teria uma grande aderência. Está se verificando isso, semana passada foi uma semana de consolidação. Não tenho dúvidas de que é uma candidatura com amplo favoritismo”, finalizou.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Douglas Gomes
Leia Mais:
Hugo Motta é oficialmente candidato à presidência da Câmara
Partidos se unem em apoio ao deputado Hugo Motta
Podemos anuncia apoio à candidatura do líder Hugo Motta
Progressistas declara apoio à candidatura de Hugo Motta