Colônia de férias ecológica levou conscientização a crianças paraenses

Evento aconteceu em Belém e foi realizado pelo projeto Quem Ama Cuida, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (PRB-PA), em parceria com o Espaço Itec (UFPA)

Publicado em 18/07/2019 - 00:00

Belém (PA) – Uma manhã alegre, cheia de diversão e com uma missão super importante, a de conscientizar. Assim foi a 1ª Colônia de Férias Ecológica, realizada na quarta-feira (17) em Belém, pelo projeto Quem Ama Cuida, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (PRB-PA), em parceria com o Espaço Itec (UFPA).

Ao todo, 41 pessoas estiveram presente no evento, entre elas 20 crianças, que participaram de oficinas de terrário, plantio de ervas medicinais farmacológicas e compostagem. Todos os minicursos foram ministrados pelos alunos Augusto José, Mateus Barros, Alanda Paixão, Lázaro Lima e Alfredo Fernando, todos graduandos da Universidade Federal do Pará, nos cursos de Farmácia, Biotecnologia e Engenharia.

Deuziane Vieira levou a família toda e fez questão de curtir esse momento com os filhos. “É tão difícil termos um tempo com toda família e essa colônia de férias do Quem ama cuida nos proporcionou isso, estou muito contente com esse dia”, disse.

O evento contou ainda com uma palestra ministrada por Juá Belém, sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual infantil. “É preciso ouvir as crianças, não podemos fechar os olhos. Os pais devem conhecer os filhos e prevenir qualquer danos à eles”, afirmou Juá.

Para Vavá Martins, que defende essa causa e a aplicação de políticas públicas efetivas nessa área, é preciso praticar os “3 D’s” da proteção à criança. “Dialogar, defender e denunciar são as principais atitudes para protegermos e tutelarmos as crianças, não há mais como negligenciar. Na era da informação, cabe aos pais e responsáveis ficarem atentos ao menor sinal, isso pode salvar uma infância e até mesmo a vida de uma criança”, enfatizou o republicano.

A programação foi finalizada com um refrescante banho ecológico, onde a coordenadora do Espaço Itec, Gina Calzavara, apresentou o bosque e presenteou as crianças com um terrário feito por eles durante a oficina.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Vavá Martins

Reportar Erro