Cinema: projeto garante legenda em português nos filmes nacionais

Iniciativa é da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP)

Publicado em 22/08/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Ir ao cinema e não entender o filme em sua própria língua é uma realidade para milhões de pessoas com deficiência auditiva. Pensando na inclusão desses cidadãos, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) apresentou o Projeto de Lei 4.433/2019, que estabelece a obrigatoriedade de legendas em língua portuguesa em filmes nacionais exibidos em cinemas ou TV por assinatura.

“A ideia da proposta é garantir o direito, da pessoa com deficiência auditiva, de viver experiências que fazem parte da vida de toda família, como ir ao cinema ou assistir filmes em casa”, explica a republicana.

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros são deficientes auditivos, o que representa 5,1% da população do país. Além disso, a partir dos 60 anos, boa parte das pessoas começa a ter perdas significativas de audição, que são intensificadas à medida que a idade avança.

“A construção de uma consciência social inclusiva se afirma pela livre convivência e pelo conhecimento e reconhecimento da diversidade como pluralidade e respeito às diferenças. A legenda, portanto, assume o papel de permitir a comunicação e a interação social”, conclui a parlamentar.

Saiba Mais

Pela primeira vez, no final do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com prova em vídeo, traduzida para a Libras, de modo a incluir os surdos. O tema da redação abordou justamente o universo destas pessoas, especificamente os desafios na educação.

Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas

Reportar Erro