Celso Russomanno recepciona delegação do Parlamento do Mercosul em Brasília

“A delegação brasileira, como sempre, trabalhará para que o Parlasul alcance os melhores resultados em suas atividades”, disse o republicano

Publicado em 22/08/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Entre os dias 19 e 20 de agosto, o presidente da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Celso Russomanno (Republicanos-SP), recepcionou em Brasília, os Parlamentares da Mesa Diretora do Bloco, que estiveram no Brasil para participar de Missão Oficial com autoridades do Executivo e Legislativo brasileiro. Russomanno demonstrou-se muito satisfeito com o fato do Brasil sediar esta série de encontros e audiências. “A delegação brasileira, como sempre, trabalhará para que o Parlasul alcance os melhores resultados em suas atividades”, explicou o deputado.

Na segunda-feira (19), foi realizada a reunião da Mesa Diretora com a participação do Presidente do Parlasul, Daniel Caggiani (Uruguai), e os vice-presidentes e chefes de delegação. Durante a jornada, o republicano conduziu os parlamentares a reuniões com altas autoridades brasileiras da Câmara, Senado e Itamaraty. Celso Russomanno e Daniel Caggiani se reuniram, ainda, com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, onde falaram sobre a possível adesão da Bolívia ao Mercosul, entre outros assuntos com o objetivo de trazer ainda mais benefícios para os países integrantes do bloco.

Na terça-feira (20), a Delegação participou de encontro com o ministro de relações exteriores, Chanceler Ernesto Henrique Fraga Araújo, que busca continuar o processo de reforma e ajuste internacional do Mercosul, para aumentar sua eficiência e comentou sobre a necessidade de revisão da Tarifa Externa Comum. “Precisamos encontrar os ideais que nos unem e trabalhar com elos a partir da realidade. Este parlamento representa o compromisso democrático do Mercosul”, afirmou o Chanceler.

Durante o encontro, Celso Russomanno, reforçou seu pensamento de que “o Parlamento do Mercosul foi criado para ser o braço legislativo e de representação popular de nossa área de integração”. Além de sugerir mecanismos para fomentar a economia e integrar ainda mais os países do bloco, também destacou a necessidade de reforma da ponte Barão de Mauá que conecta Brasil e Uruguai e a construção de uma segunda ponte.

Para finalizar, a delegação participou de audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que se comprometeu em levar os assuntos de maior relevância ao Plenário da Casa e já nesta quinta-feira (22) iniciar a discussão sobre o Protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul. “Precisamos fazer o Mercosul estar mais próximo do cidadão, mostrar à população os benefícios da integração para seu dia-a-dia, só assim a nossa área de integração terá mais identidade e maior sustentação da coletividade”, concluiu Russomanno, durante o encerramento das atividades da jornada.

Texto: Patricia Pacheco / Ascom – deputado federal Celso Russomanno, com informações da Agência Parlasul
Fotos: Romério Cunha

Reportar Erro