Câmara realiza sessão solene em homenagem aos bombeiros

Deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) referenciou a trajetória do Corpo de Bombeiros no Brasil

Publicado em 02/07/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (2), sessão solene em homenagem ao Dia do Bombeiro e aos 163 anos de existência da corporação, que reuniu mais de 350 profissionais do Distrito Federal. O evento foi proposto pelo deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF).

Durante a sessão, o republicano referenciou a trajetória do Corpo de Bombeiros no Brasil. “Falar sobre esta centenária corporação deixa-me emocionado pelo histórico de bravura que ela carrega ao longo desses 163 anos de serviços prestados ao país”, afirmou. “O Brasil é um dos poucos países que militarizou a atividade dos bombeiros. Isso impõe respeito hierárquico e métodos de bastante disciplina na formação profissional”, completou o parlamentar.

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos bombeiros

O lado social e o desempenho da corporação no DF foram destacados pelo governador em exercício, Paco Britto. “É necessário salientar o trabalho social desta corporação. No programa Bombeiros Mirins encontramos exemplo de disciplina e dedicação, que há 40 anos é um alicerce para um futuro brilhante dessas crianças”, disse. Britto também lembrou o papel do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. “Não podemos deixar de falar dessa entidade que desenvolve de forma exemplar para a comunidade, atividades pedagógicas na educação infantil, ensinos fundamental e médio”, afirmou.

“Ser bombeiro é diariamente doar sua vida em prol de outras”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Emilson Ferreira dos Santos. Em seu discurso, o comandante falou sobre a evolução técnica da corporação. “As viaturas que circulam em nossa capital são as mesmas que circulam em Nova York. Nossos equipamentos de proteção individual são os mesmos usados pelos alemães. As nossas botas são as mesmas usadas pelos espanhóis. Os nossos capacetes são franceses. O que há de melhor no mundo possuímos aqui no DF”, frisou o militar.

Emilson ressaltou também os desafios diários da corporação e lembrou sobre o trabalho em prol da sociedade como o aleitamento materno, o combate è dengue e os projetos sociais bombeiro mirim e bombeiro amigo. “Nós atendemos mensalmente mais de dez mil ocorrências. Seis mil são de emergências médicas e mais de três mil são acidentes automobilísticos. As nossas ambulâncias circulam em média 300 km por dia”, relatou.

Ainda marcaram presença na solenidade o deputado distrital Martins Machado (PRB-DF); o diretor da Record TV, Luciano Ribeiro; o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torres; e as deputadas federais Celina Leão, Bia Kicis e Flávia Arruda.

Texto: Isabella Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro