Câmara realiza Sessão Solene em homenagem à Abramus

Iniciativa do líder Vinicius Carvalho reconhece os 40 anos da associação de gestão coletiva de direitos autorais

Publicado em 08/06/2022 - 17:33

Brasília (DF) – O líder Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) homenageou os 40 anos da Associação Brasileira de Música e Artes – Abramus, nesta quarta-feira (8), por meio de Sessão Solene, na Câmara dos Deputados. Estiveram presentes o desembargador, vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil e presidente da Academia Brasileira de Letras da Magistratura, Carlos Fernandes Mathias; o presidente da Abramus, Danilo Caymmi; o diretor executivo da Abramus, Roberto Correa de Mello; e o representante Institucional da Abramus, Ronald Menezes.

Vinicius Carvalho enfatizou a importância do diálogo entre os representantes da sociedade e os membros do Parlamento, sobretudo pelo conhecimento técnico que auxilia as deliberações do Congresso. “Aqui é o local de tomada de decisões, não importa o segmento. Por isso, é fundamental que vocês estejam próximos para nos subsidiar com o conhecimento pleno daquilo que foge a nossa alçada”.

A Abramus é uma associação sem fins lucrativos de gestão coletiva de direitos autorais dos artistas da música, dramaturgia e artes visuais. Segundo o presidente, Danilo Caymmi, a associação exerce “uma cotidiana defesa dos autores, sempre oprimidos com ideias que violam seus direitos”. Ele observou que a Abramus tem, na sua diretoria, a maioria de compositores e possui mais de 120 mil filiados.

O diretor executivo da Abramus, Roberto Correa de Mello, explicou que existem 19 milhões de obras e mais de 14 milhões de fonogramas que embasam toda a distribuição de direitos autorais no país. “Não fosse pela variação cambial que o Brasil tem, hoje estaríamos entre as 10 maiores receitas coletivas do mundo de gestão coletiva de direito autoral”, afirmou.

Por fim, o representante Institucional da Abramus, Ronald Menezes, agradeceu o apoio do líder Vinicius Carvalho, a quem se refere como “interlocutor e defensor incansável de toda a classe artística”. Na avaliação de Menezes, o trato que o deputado tem com os pleitos da Casa Legislativa é exemplar. “Somos gratos pelo empenho que tem em nos ouvir e conduzir o diálogo, de maneira elegante e polida, para que haja um debate produtivo e respeitoso”, disse.

Vinicius Carvalho recebeu da associação o título de “Amigo da Música e das Artes”, em reconhecimento aos serviços prestados à cultura.

 

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend