Câmara cria comissão para debater impactos da falta de insumos chineses

Câmara cria comissão para debater impactos da falta de insumos chineses

Colegiado foi sugerido pelo Capitão Alberto Neto e deverá ouvir especialistas na área para apontar medidas sobre o desabastecimento de insumos chineses no Brasil

Publicado em 10/03/2020 - 00:00

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma Comissão Geral, requerida pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), para debater e buscar soluções para minimizar os impactos da economia devido a possibilidade de um “apagão” pela falta de insumos oriundos da China para abastecer a indústria brasileira.

Segundo a Capital Economics, a epidemia custará 280 bilhões de dólares, cerca de 1,2 trilhão de reais, à economia mundial nos três primeiros meses de 2020. Isso vai interromper uma série de 43 trimestres de expansão global, desde 2009.

Fabricas de carros coreanas paralisaram suas atividades logo na primeira semana do anúncio das medidas chinesas por falta de insumos.

No caso do Brasil algumas empresas e entidades de classe já anunciaram a possibilidade de um “apagão” industrial decorrente da possibilidade iminente da falta de insumos oriundos da China.

A epidemia de cononavírus continua fazendo vítimas no em todo o mundo e no Brasil já foram detectados 663 casos suspeitos e 25 confirmados.

“Temos informações de que a economia chinesa está praticamente parada devido a uma determinação do governo para que as pessoas não saiam de suas casas. Entendemos que essa medida é necessária para conter a propagação do vírus nas regiões epicentro do coronavírus, mas isso gera um efeito a indústrias que precisam de insumos, precisamos debater esse assunto com muita cautela e buscar soluções”, explicou.

A comissão deverá ouvir especialistas na área para apontar medidas que possam solucionar o problema de desabastecimento de insumos chineses e os impactos desse problema na economia brasileira. “Precisamos iniciar os trabalhos o mais rápido possível, pois sabemos que as indústrias e a nossa economia precisam se soluções rápidas e eficazes”, disse.

Evento: Comissão geral 
Data: 11/03/2020 – 14h
Local: Plenário Ulysses Guimarães

Texto: Ascom – deputado federal Capitão Alberto Neto
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

 

Reportar Erro