Câmara celebra 14 anos do Republicanos com sessão solene

Sessão solene ocorrerá na próxima quinta-feira (22), às 9h. Republicanos completa 14 anos no dia 25 de agosto

Publicado em 19/08/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realiza, na próxima quinta-feira (22), às 9h, sessão solene em homenagem ao aniversário de fundação do Republicanos, que completa 14 anos no dia 25 de agosto. O evento foi proposto pelo deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR) e vai reunir autoridades, lideranças políticas, filiados, presidentes estaduais da sigla e líderes dos movimentos Mulheres Republicanas e Jovens Republicanos de todo o país.

O parlamentar destacou que a história da democracia se faz com ações e atitudes de homens e mulheres comprometidos em construir um país justo para todos os cidadãos. “O Republicanos, ao longo desses 14 anos, sempre trabalhou incessantemente para fazer parte dessa história, contribuindo com a democracia elevando a política ao mais alto patamar, caminhando de encontro aos anseios de prosperidade, justiça e progresso que move a nação brasileira”, destaca Aroldo Martins.

História

A história do Republicanos teve início em 2005, com a criação do Partido Municipalista Renovador – PMR. No mesmo ano, o então vice-presidente da República, José Alencar, filiou-se à legenda e sugeriu a mudança do nome da sigla para Partido Republicano Brasileiro (PRB), sendo a sugestão acatada em Convenção Nacional e homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2016. Em outubro do mesmo ano, o PRB disputou sua primeira eleição e elegeu um deputado federal; três deputados estaduais; e o vice-presidente da República e, desde então, cresceu em todas as eleições que disputou.

Nas Eleições 2008, a sigla contou com o apoio de 3.855.559 milhões de votos em todo o Brasil e elegeu 54 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 780 vereadores. Nas Eleições 2010, o PRB elegeu o seu primeiro senador, oito deputados federais e 18 deputados estaduais/distrital. Já nas Eleições 2014, foram eleitos 21 deputados federais e 33 deputados estaduais/distrital. Nas Eleições 2016, a sigla continuou a crescer e elegeu 106 prefeitos, 1.618 vereadores e 148 vice-prefeitos. Nas Eleições 2018, o PRB tornou-se a oitava força na Câmara dos Deputados ao conseguir o apoio de mais de 10 milhões de eleitores nas urnas, elegendo 30 deputados federais, 42 deputados estaduais/distritais, um senador da República e um vice-governador.

Desde 2011, o presidente nacional do Republicanos é o deputado federal Marcos Pereira (SP), vice-presidente da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.

Mudança de nome

Na quinta-feira (15/08), o ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou a mudança de nome do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para Republicanos. A alteração foi decidida em convenção nacional do partido, no dia 7 de maio, em Brasília, e agora aprovada pela Justiça Eleitoral. Além da nomenclatura, o partido passou por uma reformulação completa, consolidando a posição como uma sigla conservadora nos costumes e liberal na economia.

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Douglas Gomes

 

Leia mais

TSE homologa e PRB para a se chamar Republicanos

Executiva Nacional aprova: PRB passa a se chamar Republicanos

Reportar Erro