Câmara aprova projeto que facilita compra de vacinas por empresas

Deputado Vinicius Carvalho declarou voto favorável do Republicanos ao texto

Publicado em 02/03/2021 - 21:14

Brasília (DF) – Com apoio da bancada do Republicanos, a Câmara aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto que facilita a compra de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado. Inicialmente, os imunizantes adquiridos serão integralmente doados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de serem utilizados no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) declarou o voto favorável do partido à matéria. “Temos que dar condições para que a União, os estados e os municípios providenciem a vacinação da população. A sociedade está sofrendo e espera uma decisão célere desta Casa”, disse o republicano em Plenário ao defender a aprovação.

O texto estabelece que após o término da imunização dos grupos prioritários, as empresas privadas poderão distribuir e administrar, de forma gratuita, 50% das vacinas. Os outros 50% ainda serão doados ao SUS.

O projeto já foi aprovado no Senado Federal e agora segue à sanção presidencial.

MP 1004/20

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram a Medida Provisória 1004/20, que abre crédito de R$ 2,5 bilhões para a participação do Brasil no consórcio internacional de vacinas Covax Facility. A coalizão de mais de 150 países é liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19.

 

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend