Câmara aprova projeto em homenagem ao ex-deputado Bonifácio de Andrada

Republicano Lafayette de Andrada, filho de Bonifácio, agradeceu o amplo apoio ao texto que dá o nome do parlamentar a corredor das comissões

Publicado em 12/11/2021 - 16:19

Brasília (DF) – A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (10), com apoio de todos os partidos, o Projeto de Resolução 43/21, que denomina “Deputado Bonifácio de Andrada” a ala A do pavimento térreo do anexo 2 da Casa. Bonifácio foi deputado federal por 40 anos até 2018, sendo o político mais longevo do país, com quinze mandatos eletivos e 64 anos de vida pública.

O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que é filho de Bonifácio de Andrada, presidiu a sessão de votação. “Quero agradecer a todos que subiram a essa tribuna para fazer uma homenagem ao Bonifácio de Andrada, que dedicou a sua vida ao Parlamento. Um homem que procurou honrar os seus descendentes, fazendo com que as palavras do patriarca da independência, José Bonifácio, fossem sempre vivas”, destacou em um discurso emocionado.

O líder da bancada republicana na Câmara, deputado Hugo Motta (PB), elogiou o trabalho da família Andrada no Parlamento. “Cumprimento o nosso colega de bancada, deputado Lafayette de Andrada, que, assim como seu pai, é um parlamentar brilhante e que muito orgulha o nosso partido. Essa é uma justa homenagem, pois Bonifácio era um homem que honrava os pilares da política, valorizando o diálogo e a dedicação para o povo. Ele deixa um legado importante para as próximas gerações”, disse.

O coordenador da bancada mineira na Câmara, deputado Diego Andrade (MG), declarou apoio à proposta. “Essa homenagem não é só para o Bonifácio de Andrada, mas para todo o estado de Minas Gerais. Tive o privilégio, em meu primeiro mandato, de ter um professor como o Bonifácio para nos orientar e demonstrar a maneira correta de fazer política, com conciliação e respeito. O seu preparo precisa ser ressaltado. Essa é uma singela homenagem, mas é muito justa”, disse.

O autor da projeto, deputado Fábio Ramalho (MG), defendeu a aprovação do texto destacando a longa trajetória de Bonifácio de Andrada, que, além de parlamentar, foi advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público e professor universitário. Bonifácio faleceu em janeiro de 2021, aos 90 anos, em decorrência da Covid-19.

Saiba mais

Bonifácio de Andrada/Foto Gustavo Lima/Câmara dos Deputados/Arquivo

Nascido no dia 14 de maio de 1930, Bonifácio José Tamm de Andrada era filho de José Bonifácio Lafayette de Andrada, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e de Vera Tamm de Andrada.

Foi eleito vereador em Barbacena em 1954 e em 1955 foi Oficial de Gabinete do Ministro da Agricultura João Cleofas. Foi também deputado estadual em Minas Gerais por quatro mandatos consecutivos (1959-1974). Neste período, foi secretário da Educação do estado no governo Magalhães Pinto (1961-1964), relator da Constituição Mineira de 1967, presidente da Assembleia Legislativa (1968) e líder do governador Rondon Pacheco (1971-1974). De 1975 a 1978 ocupou a secretaria do Interior e Justiça do estado, durante o governo Aureliano Chaves, e em 1979 foi eleito deputado federal, permanecendo na Câmara por 10 mandatos consecutivos, até 2018.

Foi membro da Comissão Mista para a convocação da Assembleia Nacional Constituinte e teve atuação de destaque como um dos líderes do chamado “centro democrático” formado pela maioria da Assembleia Constituinte. Era reconhecido pelos seus pares como um dos principais constitucionalistas do Congresso Nacional.

Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto destaque: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend