Benes Leocádio destaca influência da mulher potiguar na política brasileira

Republicano prestigia homenagem à Celina Guimarães, pela Câmara dos Deputados

Publicado em 16/12/2020 - 18:05

Brasília (DF) – O deputado federal Benes Leocádio (Republicanos-RN) participou do descerramento de placas em homenagem às mulheres que se destacaram na história do Brasil, nesta quarta-feira (16), na Câmara dos Deputados. A iniciativa da Secretaria da Mulher e da Primeira-Secretaria nomeou espaços da Casa em tributo à Celina Guimarães, Anésia Pinheiro Machado, Marília Chaves Peixoto, Ceci Cunha e Tereza de Benguela.

O parlamentar destacou o protagonismo da potiguar Celina Guimarães, a primeira mulher a votar no Brasil, em 1927. “Nos sentimos prestigiados enquanto potiguares pela homenagem feita a Celina, hoje, pela Câmara. Ela é um exemplo da força e da expressão da mulher que já eram registradas há quase um século no nosso estado”, disse.

Descerramento de placas em homenagem às mulheres que se destacaram na história do Brasil

O parlamentar chamou atenção para a influência da mulher potiguar na política brasileira. “Temos Alzira Soriano, que foi a primeira prefeita da América Latina, em Lajes, onde também fui prefeito, e a primeira deputada estadual eleita, Maria do Céu Fernandes”. Segundo Benes, o estado que foi pioneiro no tocante à participação feminina nas discussões políticas segue a tradição. “O espaço já foi conquistado por elas”.

Além das fronteiras do Rio Grande do Norte, o deputado ainda ressaltou o prestígio que as mulheres têm adquirido no Parlamento e principalmente no Republicanos. “Nossas colegas do partido, Rosangela Gomes, Aline Gurgel e Maria Rosas, demonstram cada vez mais a relevância e o protagonismo feminino na nossa bancada. Isso só comprova que a mulher pode e deve estar onde quiser”, finalizou.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Reportar Erro
Send this to a friend