Belém: idosos participam de oficinas em alusão ao “Setembro Amarelo”

Idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), o projeto “Quem Ama Cuida” promoveu oficinas e palestra para idosos de Belém

Publicado em 12/9/2019 - 00:00 Atualizado em 29/6/2020 - 09:21

Belém (PA) – Na manhã de quarta-feira (11), o projeto “Quem Ama Cuida”, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), realizou a 4º edição do “Quem Ama Cuida dos Idosos”, no espaço Itec, localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Ao todo, 25 idosos participaram das oficinas de arranjo floral em bambu e latinha da cidadania, ofertadas pelos acadêmicos Jordan Rezende (Educação Física), Aryadina Karine (Artes Visuais), Matheus Barros (Biotecnologia) e Giovanna Aires (Engenharia).

Além disso, os idosos também puderam assistiram a uma palestra sobre cuidados e direcionamentos no combate à depressão e ao suicídio, tema alusivo ao “Setembro Amarelo”. Muitos se identificaram com o relato de Dilma, que sofreu com a doença por sete anos e hoje passa os ensinamentos que à fizeram superar essa fase ruim. “Para mim ensinar o outro e passar forças através da experiência que passei é gratificante, pois meu objetivo é levar uma palavra que tire as pessoas da situação que um dia me encontrei. Foram anos sofrendo, pensando em tirar a própria vida e hoje estou aqui, vivendo tudo aquilo que a doença um dia me roubou. Sigo forte, totalmente curada e farei de tudo para ajudar o próximo”, afirmou a palestrante.

Para Vavá Martins, ver a transformação na vida dos idosos é uma motivação. “Para mim tem sido gratificante ver o quanto os idosos saem com outra vivência ao participarem desse dia voltado exclusivamente para eles. Muitos relataram que se sentiam excluídos e, após o ‘Quem Ama Cuida,’ tiveram uma outra visão e decidiram mudar de vida”, afirmou o parlamentar.

Segundo o republicano, o aumento do número de suicídios entre idosos tem causado grande preocupação e um dos fatores decisivos para esse aumento é o isolamento e a exclusão, por isso o projeto tem valorizado as boas práticas e as habilidades de cada um, reforçando o valor pessoal e na sociedade.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend