Belém ganha hospital com mais de 28 mil m²

Hospital Dr. Aberlado Santos foi inaugurado no distrito de Icoaraci e é considerada a maior unidade de saúde do Pará

Publicado em 23/9/2019 - 00:00 Atualizado em 28/6/2020 - 20:17

Belém (PA) – O deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA) participou, na última quinta-feira (19), da inauguração do Hospital Dr. Aberlado Santos, no distrito de Icoaraci em Belém, considerado o maior hospital do Pará. O republicano visitou as instalações e fez destacou a importância dos profissionais da saúde.

“Sem dúvida, é necessário lembrar que a qualidade do espaço físico é de grande importância e irá colaborar para desafogar o caos na saúde. Porém, valorizar os profissionais é primordial, são eles que diariamente salvam vidas e cuidam das pessoas”, reforçou o parlamentar.

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o Abelardo Santos oferecerá, nesta primeira fase, 269 leitos, sendo 150 de internação e 119 complementares, dentre os quais 60 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (20 pediátricos, 20 neonatais e 20 adultos) e 30 leitos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal),. A unidade de saúde estava em obras desde junho de 2013 e agora abre as portas, com serviços ampliados para prestar aendimento de média e alta complexidade à população da Região Metropolitana de Belém, Tocantins e do Marajó.

O secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, destacou a importância da unidade de saúde para a população. “Tenho certeza que nós teremos daqui para frente uma gestão adequada, competente, regulada, monitorada, controlada e que receberá, diferente do que acontecia no passado, de acordo com a produção realizada e pela qualidade do serviço realizado”, informou o secretário.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, enfatizou a importância da prevenção e do fortalecimento da atenção básica para que as pessoas adoeçam menos e necessitem menos de atendimento em média e alta complexidade. Ele também alertou sobre os baixos índices de cobertura vacinal no Brasil e no Pará.

Texto: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Foto: Will Santos

Reportar Erro
Send this to a friend