Apoio ao esporte brasiliense garante pódio no Pan de Lima

Secretário do Esporte e Lazer do DF de 2012 a 2014, deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) implantou programas como o “Compete Brasília” e o “Futuro Campeão

Publicado em 05/08/2019 - 00:00

Brasília (DF) – O esporte brasiliense vem alcançando novos rumos. O pontapé inicial foi dado em 2012 quando o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), assumiu a gestão da Secretaria do Esporte e Lazer do DF.

O parlamentar ficou à frente da pasta de 2012 a 2014, período em que garantiu grandes conquistas para o esporte de Brasília. A postura visionária de Julio Cesar deu à atletas do DF a chance de sonharem mais alto. Por meio de programas como o “Compete Brasília” e o “Futuro Campeão”, eles participaram de competições de alto nível e agora fazem história nos cenários esportivos nacional e internacional.

O desempenho de atletas brasilienses no Pan-Americano de Lima, é prova concreta de que os programas da Secretaria do Esporte, conduzidos na época por Julio, construíram excelentes resultados. “Estou muito honrado em saber que fizemos um trabalho consolidado na Secretaria de Esporte do DF. Sabemos o quanto é trabalhoso para um atleta chegar aonde todos esses chegaram e assim terem seus sonhos realizados. Por isso que todos eles, principalmente os atletas que estão iniciando sua vida esportiva agora, merecem atenção e respeito”, declarou o parlamentar.

Os brasilienses Caio Bonfim, competidor da modalidade de marcha atlética, e a jogadora de vôlei Ângela Lavalle, estão entre os atletas que receberam apoio do programa e hoje abrilhantam a lista de medalhistas da competição de acontece até o dia 11 de agosto no Peru. Caio Bonfim superou as expectativas e após realizar uma prova consistente garantiu a prata na prova dos 20 km de marcha atlética ao completar as 20 voltas em 1:21:57.

Ângela Lavalle, outra brasiliense apoiada pelo programa Compete Brasília durante a gestão de Julio Cesar, também voltou para casa com um medalha no peito. Ao lado de Carol Horta, a jogadora bateu as cubanas Delís e Martínez por 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/18, e conquistou o bronze dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Durante dois anos o parlamentar contribuiu para o crescimento do Compete Brasília fazendo com que o número de passagens concedidas passasse de 250, em 2011, para mais de quatro mil em 2014.

O talento do jovem Kawan Pereira na plataforma é fruto do trabalho realizado pelo programa Futuro Campeão, também implementado pelo republicano nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF. Kawan iniciou sua história nas piscinas na unidade da Região Administrativa do Gama, que passou a treinar crianças na modalidade de saltos ornamentais. As técnicas iniciais aprendidas por meio do programa rendeu ao saltador nos Jogos de Lima, a medalha de bronze na plataforma sincronizada de 10m, pódio inédito na modalidade e o melhor desempenho nacional da disputa em todos os tempos.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Julio Cesar Ribeiro

Reportar Erro