Maria Yvelônia

Maria Yvelônia

| Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania

Biografia

Maria Yvelônia dos Santos Araujo Barbosa é graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Foi diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania e vice-presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS). Também comandou a coordenação-geral de Medidas Socioeducativas e Programas Intersetoriais da SNAS.

Servidora de carreira da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Maria Yvelonia foi gerente da Gerência de Internação Provisória e Estrita da Coordenação de Articulação do Sistema Socioeducativo da então Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal.

Maria Yvelônia atuou, ainda, como coordenadora no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e como gestora das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, no município de Valparaíso de Goiás entre 2008 e 2010. Além disso, coordenou o curso de Serviço Social da Faculdade Projeção do Distrito Federal.

É a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.