Cleber Verde

Cleber Verde

| Deputado Federal (MA) | Presidente Estadual (MA)

Total de 101.806 VOTOS

Biografia

Cleber Verde Cordeiro Mendes nasceu em 10 de maio de 1972, no Santa Luzia (MA). Ainda criança, começou a trabalhar como auxiliar de feirante. Aos 18 anos de idade passou para o curso de Matemática e, depois de formado, começou a dar aulas no ensino fundamental e médio. Logo, passou em um concurso público estadual, e em seguida, aos 22 anos, foi aprovado para o INSS. Como servidor federal do órgão, Cleber Verde foi chefe de posto e gerente regional. A experiência o levou para a vida política e, aos 24 anos, foi candidato a vereador. Embora não tenha sido eleito, o maranhense recebeu quase mil votos e ficou como primeiro suplente.

Foi vereador de São Luís (MA) por três mandatos consecutivos e está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal pelo Maranhão.

Sua atuação é pautada na luta pelos direitos dos aposentados, idosos, educação e pescadores. No período de 2015 e 2016, Cleber Verde ocupou o cargo de chefe da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados (Secom) e geriu uma equipe de quase 600 servidores compondo uma emissora de TV, uma de rádio, um jornal impresso, um site e toda a estrutura de relações públicas da Casa. Na chefia da Secom, a TV Câmara passou a ser transmitida pelo Youtube, sem nenhum custo.

Cleber Verde ainda viabilizou o aplicativo Infoleg, que disponibiliza as pautas das comissões, a agenda do plenário, o quórum das sessões e o resultado das votações, também de forma gratuita. Também é autor do projeto de lei que deu origem o Dia Nacional do Evangélico, que desde 2010 é comemorado todo 30 de novembro.

É autor dos livros: “Nova aposentadoria: desaposentação, a chave para uma aposentadoria melhor”; “Aquicultura: impulsionando regiões, crescendo um país” e “Manual do Vereador”.
Atualmente preside a Frente Parlamentar dos Aposentados e Pensionistas, da Frente Parlamentar Mista pelos Direitos dos Despachantes Documentalistas, da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil, Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Planos de Cargos e Salários do Incra, além da Frente Parlamentar de Apoio ao Pescador.

Nas eleições 2018, foi reeleito deputado federal pelo Republicanos Maranhão com 101.806 votos.

Também é presidente do Republicanos Maranhão.

Confira todas as matérias AQUI.