César Halum

César Halum

| Presidente Estadual (TO) | Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Biografia

César Hanna Halum, nasceu em 10 de março de 1954, na cidade de Anápolis (GO). É casado com Grácia Maria Teixeira Halum e pai de Flávia, Fernanda e César Henrique. Médico veterinário de formação, iniciou sua carreira política como vereador de Araguaína (TO), em 1988. Mudou-se para Palmas (TO) em 1995, época em que ocupou o cargo de diretor de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Tocantins, por dois anos. Em 1996, foi eleito prefeito interventor de Araguaína, nomeado pelo então governador Siqueira Campos. Em 1999, assumiu a presidência do Ruraltins e, em 2002, foi eleito deputado estadual. Presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2005/2006.

César Halum foi vice-presidente do Parlamento Amazônico e presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale). Em 2006, foi reeleito deputado estadual. Em 2011, foi eleito deputado federal e reeleito em 2014. Halum acredita na força da educação e da cultura, como fator de transformação social. Com o pensamento sempre à frente, busca os meios para melhorar o trabalho e a renda de todos e, assim, contribuir para o progresso continuo das pessoas e do estado do Tocantins.

O parlamentar foi empossado, em 2014, membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), por conta da publicação de três obras literárias: Municípios Tocantinenses, suas origens, seu nomes (2008), que conta a história do nascimento de cada município a partir de documentos e relatos orais de moradores; Leis Ambientais do Tocantins (2009), que reúne a legislação ambiental no Estado e A Verdade sobre o Tocantins (2011) publicada com o objetivo de informar a população tocantinense sobre a realidade do Estado no que se refere aos indicadores econômicos e sociais.

Na Câmara dos Deputados, César Halum presidiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia, a Frente Parlamentar pela qualidade da Hotelaria Brasileira, a Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-153 e o Grupo Parlamentar Brasil – Países Árabes, onde luta pelo fortalecimento dos laços bilaterais, econômicos, culturais e governamentais os países. No Tocantins, Estado que representa, ele foi o precursor da assinatura do protocolo de intenções para implantação de indústrias interessadas na produção, preparo e processamento de produtos destinados aos países islâmicos, cujo consumo é orientado pelo conceito halal (sifgnifica “lícito”, “permitido para consumo”. O alimento é considerado Halal quando obtido de acordo com os preceitos e as normas ditadas pelo Corão e pela Jurisprudência Islâmica.

O mercado global de alimentos e produtos halal movimenta por ano US$ 2,3 trilhões e cresce impressionantes 15% ao ano. No Tocantins, a primeira Zona de Processamento de Exportações está com previsão de implantação, em Palmas, nos próximos meses com investimento previsto de R$ 1 bilhão.

Em fevereiro de 2019, assumiu o cargo de secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins.

Em junho de 2020, assumiu a Secretaria Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É presidente do Republicanos Tocantins.

Confira todas as notícias AQUI.