Madiba, eterno mártir

Na mensagem desta semana, não poderia deixar passar em branco a morte de um dos maiores líderes mundiais, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela

Publicado em 9/12/2013 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 20:50

Meus amigos,

Na mensagem desta semana, não poderia deixar passar em branco a morte de um dos maiores líderes mundiais, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, ou simplesmente Madiba, como era chamado carinhosamente por seu povo.

Mandela é considerado um ícone na luta pela igualdade de direitos em seu país durante o regime racista (1948-1993) – chamado apartheid, quando os cidadãos eram separados pela cor da pele.

Após passar 27 anos na prisão, o eterno mártir rompeu com o preconceito e promoveu, enfim, uma democracia multirracial que culminou na sua eleição como primeiro presidente negro sul-africano, aos 75 anos de idade. Mandela neste momento renovou a esperança de dias melhores a milhares de africanos negros que sofreram inúmeras privações na saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e tantos outros.

A África do Sul nunca mais foi a mesma com Madiba. Ele não almejava riquezas materiais para si, tão somente liberdade, dignidade, respeito e igualdade entre os homens.

Dono de memoráveis discursos, separei a frase abaixo que retrata bem a sua luta pela igualdade racial:

“Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Porque eu promovi o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver mas, se necessário for, é um ideal para o qual estou preparado para morrer.”

Boa semana a todos.

 

Marcos Pereira

Presidente Nacional do PRB

Reportar Erro
Send this to a friend