A quem interessa o voto em branco ou nulo?

Os eleitores que votam em branco diminuem o quociente eleitoral e ajudam as pessoas que não lhe representam

Publicado em 26/9/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:24

O voto em branco ou nulo favorece a quem? Quando você vota desta forma está ajudando a que tipo de político se eleger?  Quando você deixa de votar está colaborando para a diminuição do quociente eleitoral, o que permitirá que pessoas com menos votos se elejam. Os votos em branco ou nulos impactam na diminuição da quantidade de votos válidos.  A conta não é complicada de se fazer: quanto mais votos nulos ou em branco, menos votos válidos um candidato precisará receber para ser eleito.

O voto em branco ou nulo ajuda quem não tem voto. Beneficia os que têm medo da disputa, os donos de “currais eleitorais”. Os eleitores que votam em branco diminuem o quociente eleitoral e ajudam as pessoas que não lhe representam.

É fundamental que o eleitor escolha um candidato e vote consciente de que o político o representará, que adiante, inclusive, poderá fazer elogios, críticas e até reivindicar promessas não cumpridas.

Pesquisa feita recentemente pelo Ibope mostra que a desconfiança na política é o que aumenta o índice de voto em branco e nulo. Sinaliza também que, nas maiores capitais brasileiras, a intenção de eleitores que declaram que votarão em branco ou nulo cresceu em relação a 2012. Este é um dado importante nas semanas que antecedem a eleição municipal.

Nas duas principais cidades brasileiras o cenário em relação a esta questão cresceu. No Rio de Janeiro, em setembro de 2012, o percentual de brancos e nulos entre os entrevistados pelo Ibope era de 10%, hoje, chega a 19%. Em São Paulo, os votos em branco e nulo aumentou de 10% para 13%.

Sempre costumo falar sobre a política e a politicagem. Política é o que fazer e como fazer para melhorar a mobilidade urbana, a saúde, a segurança, a educação, o saneamento básico, o trabalho e renda, e é o que o PRB tem propagado em todo o país. Já a politicagem é quando um grupo de pessoas se reúne em benefício próprio.

Quando o eleitor não se coloca na posição de decisão, não vota de forma consciente e correta dá oportunidade de alguém fazer isso por ele. Dá a chance de maus políticos  permanecerem ou dá espaço para outros tão maus quanto seus antecessores. Estas pessoas vão representar quem?

O Sistema Eleitoral Brasileiro é representativo, o eleitor vota uma vez, mas o seu representante, o político, que foi eleito democraticamente, votará quatro anos por você para o que é bom e para o que é ruim. Neste momento, o eleitor não terá voz nem acesso. A quem irão reclamar?

Peço atenção especial a esta questão nesta retal final da campanha eleitoral. Vamos às ruas com determinação, conquistando voto a voto, explicando aos indecisos e aos convictos que votarão nulo ou em branco, que esta jamais será a melhor opção.

Poder só é poder quando exercido em sua plenitude. Voto é o seu poder, cidadão! Vamos às urnas com certeza e poder de decisão. Avante!

Eduardo Lopes 
Presidente Nacional do PRB (Interino)

Reportar Erro
Send this to a friend