Xandão Gomes destaca cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial

Republicano é autor de uma proposta que institui a Semana de Promoção e Combate ao Racismo no município de Viamão.

Publicado em 20/11/2015 - 00:00

Xandão Gomes destaca cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial
Xandão Gomes é autor de uma proposta que institui a Semana de Promoção e Combate ao Racismo no município de Viamão

Viamão (RS) – Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, período dedicado à inclusão e promoção da cultura negra, bem como da conscientização sobre o racismo, o vereador Alexandre Gomes, mais conhecido como Xandão (PRB), ressalta a importância de se fazer um trabalho contínuo em prol da igualdade racial.

O vereador destaca que em 2015 completam-se cinco anos desde que foi criado e implementado o Estatuto da Igualdade Racial, legislação que visa garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais e coletivos, além do combate à discriminação e demais formas de intolerância étnica.

Conforme avalia Xandão, o estatuto precisa evoluir em diversos aspectos e um deles é ampliar a ideia de igualdade no contexto brasileiro. “Eu penso que esse Estatuto da Igualdade Racial deve avançar mais, pois ele ainda está muito fechado. Tem que ser abrangente, porque nós estamos falando de Brasil”, disse.

Para ele, a questão deve atender a amplitude de pessoas, de nacionalidades e origens diferenciadas, que preenchem nosso país. “Há lugares em que a guerra é motivada pela divisão entre homens negros e brancos. Porém, o Brasil é um país misto. E, aqui, quando se fala em igualdade racial, se fala em igualdade para todos”, explica. Embora tenham acontecido avanços com relação a esse tema, o republicano considera que ainda há muito o que ser feito.

A Câmara Municipal de Viamão aprovou recentemente uma proposta do republicano que institui a Semana de Promoção e Combate ao Racismo. O objetivo é prevenir a discriminação racial por meio da educação e garantir avanços nesta área. “Precisamos usar todas as possibilidades de trabalho em prol de uma sociedade livre de preconceitos”, conclui.

Texto e foto: Thayse Rodrigues / Ascom – vereador Xandão Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro