Webston Pinheiro comemora primeira colheita na Fazenda Modelo de Agricultura Familiar

Inaugurada há dois meses, Fazenda Modelo oferece capacitação aos agricultores para que possam produzir mais

Publicado em 21/08/2017 - 00:00

Inaugurada há dois meses, Fazenda Modelo oferece capacitação aos agricultores para que possam produzir mais

Solonópole (CE) – Inaugurada pela prefeito Webston Pinheiro (PRB) há pouco mais de dois meses, a Fazenda Modelo já começa a produzir os primeiros produtos agrícolas. Nas lista, estão algumas hortaliças como alface, coentro, cebola e até ovos caipiras, resultado de uma pequena criança de aves no local.

Webston Pinheiro destaca que a fazenda tem um importante papel no incentivo à produção e também na capacitação dos agricultores. “Uma fazenda de 66 hectares dentro da cidade é realmente um caso único. Pessoas e autoridades que nos visitaram dizem que Solonópole sai à frente dos outros municípios com esse projeto que tem como meta ampliar nossa produção local nas pequenas propriedades”, afirmou o republicano.

Webston Pinheiro comemora primeira colheita na Fazenda Modelo de Agricultura FamiliarO gestor municipal busca recursos de fundos federais para a ampliação do projeto. “Todo o dinheiro das vendas é revertido para a Associação Comunitária dos Amigos dos Bairros Domingo Sávio e Santa Tereza, entidade que mantém as atividades da Fazenda Modelo. No entanto, para ampliar o projeto, precisamos de apoio dos governos estadual e federal”, declarou o prefeito.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pescas, Hudson Nogueira, outras culturas estão em andamento e logo darão os primeiros resultados positivos. “Temos plantações de repolho, beterraba e pimentão. Já estamos nos preparando para colher as macaxeiras e batatas-doces”, disse.

Apesar da comercialização, o objetivo central do Fazenda é incentivar a produção familiar e servir como modelo para pequenas e médias produções. “O grande objetivo é mostrar para as famílias que é possível produzir muito mais dentro das propriedades delas. E a gente vende os produtos aqui, claro, para que não haja desperdício, mas a nossa real intenção é ensinar”, explica o secretário.

Webston Pinheiro comemora primeira colheita na Fazenda Modelo de Agricultura Familiar

Outra novidade é que mais de 40 espécies de mudas serão  produzidas sob encomenda já nos próximos meses. A criação de peixes também faz parte das atividades realizada na fazenda. As tilápias estão em criadouro há três meses e atualmente passam pelo processo de engorda. Ainda segundo o secretário, a primeira remessa será posta à venda no período de dois meses. Cada peixe pesando, em média, 500 gramas. “Assim que estiverem prontos, a gente vai anunciar e as pessoas poderão comprar o peixe fresquinho, no pé do tanque”, explicou.

Os 66 hectares da Fazenda Modelo ainda contemplam a Fazenda Viva, com a horta de plantas medicinais, trilha ecológica e uma infinidade de atividades ligadas à agricultura, agropecuária e esportes.

Texto e Fotos: Ascom – Prefeitura de Solonópole (CE)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend