O objetivo é ouvir as principais reivindicações da população e buscar respostas junto à Superintendência dos Serviços Rodoviários
Publicado em 27/4/2017 - 00:00
Volta Redonda (RJ) – Na terça-feira (25), o vereador Washington Uchôa (PRB) iniciou no bairro Retiro, em Volta Redonda, um projeto de fiscalização nos pontos de ônibus. A partir de maio, a ação será realizada semanalmente em diversos bairros, com o objetivo de ouvir as principais reivindicações da população e buscar respostas junto à Superintendência dos Serviços Rodoviários (Suser).
Uma das moradoras ouvidas pelo vereador foi a Elisabete Almeida e Silva. Ela é mãe da Paola, de 16 anos, cadeirante, e contou que constantemente sofre com os atrasos dos ônibus. “Já cheguei a ficar com minha filha duas horas no ponto esperando o ônibus passar e quando passou não era adaptado para cadeirantes. Muitas vezes faço o trajeto para casa a pé, pois não posso ficar esperando”, disse Elisabete, afirmando que os horários dos coletivos são incertos.
O vereador Washington Uchôa afirmou que essa proximidade com a população é fundamental para ver de perto o drama que as pessoas passam diariamente. “Vou fiscalizar os coletivos da cidade e cobrar soluções e melhorias da Suser. É uma crueldade com as pessoas que pagam por um serviço deficiente. O tempo que fiquei no ponto de ônibus da entrada da Vila Brasília vi poucos coletivos com acessibilidade para cadeirantes, o que é preocupante”, falou o vereador.
Maria Helena, de 69 anos, é moradora do bairro Vila Brasília e reclamou do estado de conservação dos ônibus. “Pego ônibus diariamente e muitos deles estão com bancos rasgados e mal conservados, isso quando não quebram no caminho”, falou.
O comerciante Jadson Geraldo Marques relatou também que no horário de maior movimento, depois das 17h, a situação é ainda pior. “Os ônibus já chegam ao ponto lotados e muitos motoristas às vezes nem param para a pessoa entrar. É vergonhoso”, afirmou, dizendo que talvez se a empresa colocasse alguns ônibus extras nos chamados “horários de pico”, a situação poderia ser melhor.
Segundo Washington, outra reclamação vinda dos motoristas é quanto aos horários propostos para as linhas. “Muitos atrasos, segundo os funcionários, acontecem por causa do trânsito complicado da cidade e quem acaba sofrendo é a população que fica mais tempo esperando nos pontos”, disse o vereador, acrescentando que a dupla função é outro fator que precisa ser revisto, já que alguns motoristas acabam fazendo o papel de cobrador também.
A moradora do bairro Nova Esperança, Sueli Dias, afirmou que outro ponto que precisa ser melhorado é o número de coletivos circulando no fim de semana. “No domingo, o número de ônibus rodando é bem menor, portanto, os horários são mais espaçados. Já fiquei horas no ponto esperando o ônibus passar”, disse. Washington Uchôa afirmou que acompanhará de perto essa situação, e buscará soluções.
Texto: Roberta Caulo / Ascom – vereador Washington Uchoa
Fotos: Cedidas
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.