Republicano é autor de um projeto que obriga estabelecimentos comerciais de Volta Redonda a assegurar o pleno acesso às pessoas com necessidades especiais
Publicado em 16/8/2018 - 00:00
Volta Redonda (RJ) – O vereador Washington Uchôa (PRB) caminhou por pontos da Vila Santa Cecília, Amaral Peixoto e Retiro, juntamente com o gerente de mobilidade da parte estratégica da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Gustavo da Silva Francisco, para verificar a questão da acessibilidade das lojas e comércio em geral em Volta Redonda.
O vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, fez uma emenda à Lei Orgânica do Município de Volta Redonda, acrescentando o inciso IV ao § 1º, do artigo 320, do Capítulo II – Do Comércio, que, em caso de estabelecimentos que não possuam rampas, ou outros meios de acessibilidade eficazes, que assegurem o pleno acesso às pessoas com necessidades especiais.
“As lojas e o comércio em geral da nossa cidade precisam ser acessíveis a todos. Caminhando hoje pelos principais centros comerciais, pude perceber que muitas lojas não possuem sequer uma rampa para cadeirantes, por exemplo, ou até mesmo um corrimão. Na emenda, quando cito meios de acessibilidade eficazes, sugiro até que as lojas possuam rampas móveis, isso facilitaria o acesso de cadeirantes e evitaria que as lojas precisassem de obras”, explicou Washington Uchôa.
Segundo o funcionário da STMU, Gustavo da Silva Francisco, essa mudança é possível e necessária. “É uma demanda que pode levar um tempo, mas é extremamente preciso”, disse.
Para o vereador, é preciso que haja uma fiscalização maior sobre esse assunto. “A população com algum tipo de necessidade especial merece nossa atenção e respeito”, finalizou o vereador.
Texto: Ascom – vereador Washington Uchôa
Fotos: Divulgação
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.