Waldir Canal lança campanha de gentileza no trânsito para a cidade de Porto Alegre

Waldir Canal aponta comportamento humano como fator de desavenças no trânsito

Publicado em 09/06/2014 - 00:00

Lancada-campanha-gentileza-transito-cidade-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-001-09-06-14
Waldir Canal aponta comportamento humano como fator de desavenças no trânsito

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro de Porto Alegre, lançou a Campanha de Conscientização pela Promoção da Gentileza no Trânsito.  O lançamento ocorreu após a apresentação dos projetos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sobre “Educação para o Trânsito”, na manhã da última sexta-feira(06), na Câmara Municipal.

De acordo com Canal, a campanha será ilustrada por uma bússola que simboliza um alerta aos cidadãos que circulam nas diversas vias da cidade. A campanha possui o apelo “A gentileza é a melhor orientação. Seja Gentil no Trânsito!”. Segundo o parlamentar, as peças da campanha também reforçam a necessidade de evitar comportamentos no trânsito, tais como, distração, sono, perturbação psicológica, cansaço, consumo de bebidas ou alimentos, uso de equipamentos diversos e outros.

Lancada-campanha-gentileza-transito-cidade-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-003-09-06-14A mobilização será realizada por meio de cartazes e panfletos, que serão disponibilizados aos interessados em apoiar a iniciativa. Além disso, diferentes mensagens serão postadas nas redes sociais para maior divulgação da campanha, conforme Waldir Canal.

“Pequenas atitudes pessoais, como a gentileza, podem evitar inimagináveis transtornos e preservar vidas no trânsito”, destaca o vereador do PRB apontando ainda os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS)  que mostram o comportamento humano (de pedestre e motorista) como um dos principais fatores causadores de acidentes.

O coordenador de Educação para Mobilidade da EPTC, Juranes Castro Júnior, comentou que no ano de 2013 foram realizadas 496 ações de educação para o trânsito seguro, envolvendo 211 mil pessoas e, nos quatro primeiros meses de 2014, a Empresa já promoveu 123 eventos dessa natureza.

Lancada-campanha-gentileza-transito-cidade-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-002-09-06-14O vereador Waldir Canal relembrou sobre a implementação da emenda 10, de sua autoria, da Lei municipal que estabelece o Fundo Municipal de Apoio a Implantação do Sistema Cicloviário da Cidade. “A medida determina a implantação de políticas públicas, ações e campanhas que visem a segurança e a educação no trânsito, nos estabelecimentos de ensino da Capital”, ressalta.

Estava presente o assessor superior de segurança no trânsito do RS, Ordeli Gomes; a coordenadora de informações de trânsito da EPTC, Diva Leite; os assessores da EPTC, Emerson Correa e Júlio Cesar; representante da SMURB, Sandra Laufer; a assessora de imprensa do Colégio Farroupilha, Cláudia Oliveira; representantes comunitários e dos vereadores que também integram a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro de Porto Alegre.

Fonte e fotos: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Jamile Reis – Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend