Vitor Paulo participa do lançamento do Plano de Enfrentamento à Violência Doméstica

Deputado do PRB acompanhou o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher

Publicado em 30/11/2018 - 00:00

Vitor Paulo participa do lançamento do Plano de Enfrentamento à Violência Doméstica
Para o deputado Vitor Paulo, todas as iniciativas de combate à violência doméstica são importantes, “pois é um mal que precisa ser combatido de forma eficaz”

Brasília (DF) – O deputado federal Vitor Paulo (PRB-DF) acompanhou o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher. O evento, que ocorreu na terça-feira (27), foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, que é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto e contou também com a presença do presidente Michel Temer e da ativista pelos direitos das mulheres, Maria da Penha, mulher que deu nome à legislação que coíbe a violência contra a mulher, entre outras autoridades.

Para o deputado Vitor Paulo, todas as iniciativas de combate à violência doméstica são importantes, “pois é um mal que precisa ser combatido de forma eficaz.” O parlamentar destacou que os números relativos a esse crime são cada vez mais assustadores. O Sistema Integrado de Atendimento à Mulher (SIAM), registrou e encaminhou 73,6 mil denúncias em 2017. O caso mais comum é o de violência física (39 mil), seguido por violência psicológica (22 mil) e violência sexual (3,6 mil). Foram também registrados 24 casos de feminicídio e 2,7 mil casos de tentativa de feminicídio. Ambos os casos só passaram a ser registrados a partir de julho de 2017.

“Por meio da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que atende pelo número 180, do início do ano até agora foram registradas mais de 106 mil ligações envolvendo denúncias e relatos de violência doméstica, ou seja, o momento exige medidas de urgência para o enfrentamento do problema”, enfatizou Vitor Paulo.

A Secretaria tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação. Desde a sua criação, em 2003, os trabalhos da Secretaria se concentram na valorização da mulher e sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.

Texto: Ascom – deputado federal Vitor Paulo
Fotos: Cesar Itiberê

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend