Vitor Paulo faz balanço de viagem à Bolívia

Deputado do PRB e Comissão de Relações Exteriores foram apurar situação dos torcedores corintianos presos

Publicado em 11/04/2013 - 00:00

Vitor Paulo faz balanço de viagem à Bolívia
Deputado do PRB e Comissão de Relações Exteriores foram apurar situação dos torcedores corintianos presos

Brasília (DF) – O deputado federal Vitor Paulo, do PRB fluminense, integrou a comitiva da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara que viajou à Bolívia para tratar da situação dos 12 torcedores corintianos que estão presos na cidade de Oruro.

Os torcedores brasileiros estão sendo acusados de participar da morte de um adolescente boliviano durante uma partida de futebol entre o San José da Bolívia e o Corinthians, pela Copa Libertadores, em fevereiro deste ano. Kevin Beltrán, de 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador.

Durante a reunião com ministros do governo boliviano, parlamentares e advogados, a comitiva brasileira constatou que os torcedores brasileiros cumprem prisão de acordo com as normas do sistema carcerário boliviano, mas não entendem porque ainda estão presos já que existem imagens comprovando que o disparo não foi realizado por nenhum deles. O propósito da comitiva foi pedir maior rapidez na análise dos documentos, deixando claro que não existe nenhuma intenção de intervir na justiça boliviana.

Vitor Paulo lembra que a Embaixada Brasileira na Bolívia está dando total apoio aos acusados que já receberem mais de 20 visitas da embaixada e que contam, também, com a assistência de um advogado. “A missão foi bastante proveitosa e esperamos agora as providências finais e definitivas por parte do governo da Bolívia”, acrescenta Vitor Paulo.

Os parlamentares brasileiros também debateram uma saída para o impasse criado pelo asilo político concedido ao senador boliviano Róger Pinto, que há nove meses vive numa sala da sede da embaixada brasileira, em La Paz. O governo da Bolívia é desfavorável a concessão de um salvo-conduto para que o parlamentar possa deixar o país.

Deputados

A visita dos parlamentares foi aprovada na reunião da comissão, realizada no dia 13 de março, com base em requerimentos de autoria dos deputados Walter Feldman (PSDB-SP), Carlos Zarattini (PT-SP) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC). Os dois últimos integraram a comitiva que esteve na Bolívia, composta ainda pelos deputados Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores, Geraldo Thadeu (PSD-MG), Vitor Paulo (PRB-RJ), Vicente Cândido (PT-SP) e Jefferson Campos (PSD-SP).

Texto: Laize Andrade – Ascom Vitor Paulo
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro