Vitor Paulo defende criação de programa de segurança alimentar para idosos

Programa deverá ser executado em restaurantes comunitários, albergues, entidades e organizações de assistência social

Publicado em 20/08/2018 - 00:00

Vitor Paulo defende criação de programas de segurança alimentar para idosos
Programa deverá ser executado em restaurantes comunitários, albergues, entidades e organizações de assistência social

Brasília (DF) – O deputado federal Vitor Paulo (PRB-DF) apresentou a Indicação nº 5430/2018, que sugere o Ministério do Desenvolvimento Social a criação de programas de segurança alimentar e nutricional para os idosos em restaurantes comunitários, albergues, entidades e organizações de assistência social.

No entendimento do deputado, o poder público tem a obrigação de adotar políticas e ações necessárias à promoção da segurança alimentar e nutricional da população. “A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, dignifica a pessoa humana e é absolutamente primordial para a realização dos direitos consagrados na Constituição Federal”, pontuou Vitor Paulo.

O parlamentar também fez referência aos dados do relatório “Envelhecendo em um Brasil mais Velho”, do Banco Mundial. De acordo com o documento, o Brasil terá 64 milhões de idosos em 2050, que representa o triplo do que foi registrado no ano de 2011.

Entre os fatores que devem contribuir para esse resultado de se ter, no futuro, na população 29,7% a mais de idosos, estão: o aumento da expectativa de vida de 50 para 73 anos, a diminuição da taxa de fecundidade, no começo da década de 60, além da queda da mortalidade infantil.

A ideia de sugerir a implantação de programas voltados para a segurança alimentar e nutricional dos idosos, Vitor Paulo se baseou no fato de que a subnutrição é um importante problema de saúde na velhice, tornando os idosos mais susceptíveis a infecções, incluindo as causadas por agentes patogênicos dos alimentos.

Texto: Ascom – deputado federal Vitor Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend