Republicano quer institucionalização do esporte como prática desportiva
Publicado em 31/7/2013 - 00:00
Brasília (DF) – A institucionalização da capoeira como prática desportiva foi o tema da audiência entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o deputado federal Vitor Paulo, do PRB, e o presidente da Confederação Brasileira de Capoeira, Gersonilto de Sousa.
O presidente da confederação destacou que a capoeira já é reconhecida como expressão cultural e que pretende a afirmação da atividade como um jogo de disputa. “Muitas pessoas tem uma visão da capoeira como cultura e não a imaginam como uma forma de jogo de disputa. O que nós pensamos é que se há a junção de movimentos para a atividade corporal, ela pode ser considerada uma disputa”, disse.
“A capoeira já é reconhecida como patrimônio material e imaterial do povo brasileiro pelo Ministério da Cultura e nós ainda não tínhamos afirmado essa referencia da capoeira no desporto. O Brasil se insere em 165 países do mundo pela capoeira, com representação de brasileiros no exterior ou de pessoas que vêm conhecer essa cultura e a levam para seu país”, completou o presidente da confederação.
Vitor Paulo lembra que a capoeira foi criada no Brasil, há mais de 500 anos, sendo patrimônio cultural do Brasil. “A modalidade está presente em vários países, e no Brasil, não é diferente. É importante institucionalizá-la, dessa forma, vamos proporcionar o que a capoeira merece, a valorização”, finalizou o parlamentar republicano.
Texto: Laize Andrade / Ascom – deputado federal Vitor Paulo, com informações do Ministério do Esporte
Foto 01: Douglas Gomes
Foto 02: Ivo Lima
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.