Vereadora Silma Alves propõe semana da saúde mental em Barreiras (BA)

Vereadora Silma Alves propõe semana de prevenção de doenças mentais em Barreiras (BA)

Proposta da republicana tem como objetivo conscientizar a população para a importância do diagnóstico e tratamento adequado de doenças psicológicas

Publicado em 24/10/2017 - 00:00

Vereadora Silma Alves propõe semana da saúde mental em Barreiras (BA)
Proposta da republicana tem como objetivo conscientizar a população para a importância do diagnóstico e tratamento adequado de doenças psicológicas

Barreiras (BA) – A vereadora Silma Alves (PRB) promoveu, na última quinta-feira (19), um debate na Câmara Municipal de Barreiras sobre a saúde mental com o psiquiatra Francisco Honorato Leite, que palestrou sobre o tema.

Na mesma data, a parlamentar apresentou projeto de lei que cria no município a Semana de Conscientização e Prevenção de Doenças Mentais, que deve coincidir com o dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental.  

“O projeto tem como objetivo conscientizar as crianças, jovens e adultos sobre a importância do diagnóstico profissional e do tratamento adequado por meio da semana de prevenção de doenças mentais”, explica Silma.

Ao justificar a importância da discussão sobre o assunto, Silma destaca que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2014, aponta que uma a cada dez pessoas sofre de doença relacionada à saúde mental no mundo. 

Ainda de acordo com a republicana, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking de países com mais suicídios e mais de cinco milhões de pessoas estão em risco de depressão, segundo pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas. Além disso, mais de quatro milhões sofrem de transtorno obsessivo compulsivo, segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

Com base nestes dados, Silma diz ser necessário a discussão e a busca por ajuda de profissionais no combate a estes casos. “Há a urgência de se fazer um trabalho conjunto onde a saúde, a escola e a sociedade se unam com o objetivo de salvar a vida dessas pessoas, que muitas vezes não estão diagnosticadas ou não sabem como conviver com alguém que possui o diagnóstico”, ressaltou Silma.

Pelo projeto, a Secretaria de Saúde ficará responsável pela realização de campanhas de conscientização e prevenção nos postos e escolas do município.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereadora Silma Alves
Foto: Ascom – vereadora Silma Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend