Vereador Paulo Soares acolhe reivindicações de desempregado em Itabira (MG)

Vereador Paulo Soares acolhe reivindicações de desempregado em Itabira (MG)

O parlamentar pediu o empenho do prefeito e vereadores para que atuem na geração de empregos para os moradores do município

Publicado em 28/09/2017 - 00:00

Vereador Paulo Soares acolhe reivindicações de desempregado em Itabira (MG)
O parlamentar pediu o empenho do prefeito e vereadores para que atuem na geração de empregos para os moradores do município

Itabira (MG) – Enquanto usava a tribuna da Câmara Municipal de Itabira, na terça-feira (26), o vereador Paulo Soares (PRB) foi interrompido pelo desempregado Valter Antônio Anastácio, que reivindicou aos vereadores mais ações para que as empresas deem oportunidade aos trabalhadores itabiranos e também intervenham junto ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) para acabar com as filas.

Irritado, o desempregado reclamou da falta de oportunidade no município e lamentou a forma com que os desempregados estão sendo tratados nas filas do Sine. Em seu discurso, Paulo criticava justamente estes dois problemas.

Ao concluir seu pronunciamento, o vereador e o desempregado conversaram com a imprensa e destacaram os principais problemas enfrentados pela população desempregada. Sem carteira assinada há dois anos e meio e segurando uma série de contas, dentre elas de água e luz, Valter reclamou da realidade enfrentada por centenas de pessoas em Itabira.

“Já trabalhei em muitas empresas, tenho sete profissões, quatro filhas e falo para vocês [repórteres] não é fácil pagar as contas. Vendi dois carros ano passado para pagar dívidas, estou com um carro na garagem tem mais de um ano, porque não tenho dinheiro para pagar o imposto e tenho que colocar o ‘pão de cada dia’ na vida das minhas filhas […] Tem muitos pais de família passando necessidade aqui em Itabira, que precisam colocar comida dentro de casa e não têm condições”, reclamou o desempregado. 

Reclamando das filas no Sine, o desempregado disse que as condições são precárias e que todos os vereadores devem trabalhar para mudar a situação.

“Fiquei sabendo que tinha cinco vagas de mecânico, fiquei de cinco até as oito horas em pé, não tinha banheiro, não tinha uma cobertura, eu conversei com a imprensa e expliquei toda a situação, inclusive essa empresa contrataram pessoas de fora. Isso é uma barbaridade, é uma vergonha, nasci em Itabira e acho isso uma calamidade, uma falta de respeito com os itabiranos”, desabafou o desempregado.

Ao conversar com a imprensa, Paulo Soares disse que entrou em contato com o prefeito Ronaldo Lage Magalhães, que se prontificou em conversar com os empreiteiros e solicitar a preferência para a contratação local, além de mudar o sistema atual utilizado pelo Sine, na seleção das vagas de emprego. De acordo com ele, o cadastramento de currículos que exige a presença dos desempregados nas filas é algo que acontece apenas em Itabira.

“Isso é que tem machucado a gente (exemplo do desempregado). Eu tenho irmãos desempregados, é um absurdo este tipo de situação, nós vamos fazer as intervenções nas empresas, vamos exigir dos vereadores e vamos tentar mudar essas situações […]. Nós temos excelentes profissionais aqui, a melhor mão de obra do país no sistema extrativo e nosso serviço é negado. A partir de agora nós vamos apresentar a nossa lista de desempregados, e de trabalhadores deficientes e vamos dizer: cumpra a cota, já que você veio ganhar dinheiro em nossa cidade! É o que as outras cidades estão fazendo. O que não dá para fazer é a gente ficar trombando com as pessoas desempregadas na rua”, finalizou Paulo Soares.

Texto e foto: Ascom – vereador Paulo Soares
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro